1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

CIÊNCIA

Pesquisa sobre integração e políticas públicas em cidades de fronteira recebe prêmio internacional

O grupo receberá o prêmio de melhor artigo no campo de Relações Internacionais na 60ª Convenção da International Studies Association (ISA)

29/03/2019 - 10:17


Um estudo sobre a integração entre cidades fronteiriças na América do Sul rendeu um prêmio internacional para membros do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nepri) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O grupo receberá o prêmio de melhor artigo no campo de Relações Internacionais na 60ª Convenção da International Studies Association (ISA), que ocorre entre esta terça-feira (26) e sábado (30), em Toronto, no Canadá. O trabalho que teve o reconhecimento também foi apresentado na 59ª edição do evento, no ano passado, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A autoria é de Leonardo Mercher, professor pesquisador associado ao Nepri, e de Glaucia Bernardo e Evelise da Silva, doutorandas dos programas de pós-graduação em Políticas Públicas e Ciência Política da UFPR, respectivamente. De acordo com a equipe, o estudo foi consequência da convergência de pesquisas realizadas anteriormente pelos integrantes.

A pesquisa, iniciada em 2017, faz uma análise sobre a cooperação e o protagonismo das cidades de fronteira na hora de desenvolver e difundir políticas públicas que beneficiam as áreas de conurbação transfronteiriças, nas quais cidades de dois países crescem ao ponto de se encontrarem. De acordo com a equipe, o estudo mobiliza temas relacionados às áreas de Relações Internacionais, Ciência Política, Políticas Públicas, Planejamento urbano e regional e Geografia.

A ISA, que está premiando o trabalho, é uma associação sediada nos Estados Unidos e possui mais de 7 mil membros registrados ao redor do mundo. A associação, fundada em 1959, organiza encontros periódicos para debater temas relacionados ao campo de Relações Internacionais.

Resultados e processo de pesquisa

A pesquisa foi feita a partir da análise de 524 fontes documentais, como relatórios, planos de trabalho, minutas e atas de reunião dos grupos temáticos da Rede de Mercocidades, produzidos desde a criação da Rede, em 1995, até o ano passado. A Mercocidades é composta por 340 cidades da América do Sul, sendo 18 de fronteira – o Brasil possui um total de 87 cidades participantes. Além disso, documentos elaborados por prefeituras e governos locais, mapas e imagens de satélite foram usados para produzir o artigo.

Áreas de conurbação,  nas quais cidades de dois países crescem ao ponto de se encontrarem, nas fronteiras nacionais da América do Sul contendo a informação do número de habitantes nas cidades fronteiriças, em 2018. Imagem: Autores do artigo

O estudo mostra que as cidades conseguem maiores resultados quando implantam políticas nas áreas de educação, cultura, turismo e planos diretores, mas assuntos como economia, trabalho e políticas migratórias são de difícil implementação devido à limitação de competências, dependendo da disposição e alinhamento dos governos centrais.

Ainda sobre os resultados, os pesquisadores destacaram a importância de confrontar o conteúdo de relatórios e documentos com dados sobre as políticas públicas implementadas, gerando um estudo diagnóstico que auxilia nas decisões dos gestores da rede, delineando projetos futuros e buscando melhorar os já existentes.

A doutoranda Evelise, do programa de pós-graduação em Ciência Política da UFPR, explica que o trabalho tenta mostrar aos gestores públicos a potencialidade de mudança que cidades pequenas e médias possuem para se desenvolverem em conformidade com a dignidade humana, especialmente nesse cenário transfronteiriço. “Os desafios são muitos, como a burocracia, o acesso de serviços públicos aos nacionais e não nacionais, mas existem possibilidades se o planejamento for em conjunto”, diz.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social UFPR

Sem nome %281144 x 250 px%29