Img 3650

SUSTENTABILIDADE

Tecpar apoia debate sobre uso de hidrogênio para geração de energia limpa

O painel sobre energia de hidrogênio é um dos destaques da programação da Cibio 2019

10/06/2019 - 10:31


Uma alternativa de energia renovável que vem ganhando espaço no cenário mundial, é o uso do hidrogênio, na sua formação oxidada (H2), para produção de energia limpa. Considerado o “combustível do futuro", o elemento é uma promissora fonte de energia, porque é abundante no universo e não produz gás de efeito estufa.

Os benefícios e desafios de produzir essa nova fonte de energia será um dos temas do 4º Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2019), evento apoiado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, em Curitiba.

Responsável pelo Programa Paranaense de Energias Renováveis e à frente da secretaria executiva do projeto Smart Energy, o Tecpar atua de forma intensa para fomentar o setor energético no Paraná do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Debate - O painel sobre energia de hidrogênio é um dos destaques do segundo dia (26.06) da Cibio 2019. O debate será coordenado pelo doutor em Engenharia de Bioprocessos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Ponta Grossa, Eduardo Bittencourt Sydney.

O professor, que atua na área de Biorrefinarias, abordará sobre a produção biológica do hidrogênio, métodos de armazenamento, cenário brasileiro e as perspectivas na produção e consumo de energia a partir deste elemento.

Segundo Sidney o uso do hidrogênio na Europa e Japão já é uma realidade. No Brasil a produção está no início. “O objetivo é ter uma sociedade movida por hidrogênio e o Brasil possui uma condição de produção de energia por hidrogênio fácil, é um novo mercado”, pontua.

Desafios – O hidrogênio é uma grande fonte de energia para o planeta. Ele é limpo, inesgotável e uma forma eficiente de transmitir energia de um lugar para o outro. Porém, de acordo com o professor, é preciso superar alguns obstáculos para que essa fonte de energia limpa seja mais utilizada. 

Embora seja um elemento químico identificável em abundância na natureza, o hidrogênio não é encontrado em sua forma pura. Ele está presente em vários hidrocarbonetos que compõem combustíveis e em substâncias simples como a água (H2O). Para produzir o H2 é necessário o uso de energia de outro tipo, com a hídrica, eólica, energia solar, e outras.

 “Apesar do desenvolvimento da produção de energia por hidrogênio, a grande questão é como substituir as fontes de energias que já existem, encontrar a melhor forma de produzi-lo, armazená-lo e utilizá-lo”, afirma o professor.

Evento – O Cibio2019 é uma iniciativa do Grupo FRG Mídias & Eventos, com apoio do Tecpar e principais associações e entidades ligadas ao setor no Brasil e exterior. O evento é realizado simultaneamente à 4ª Feira Internacional de Biomassa e Energia (Expobiomassa).

Segundo a organização do evento, aproximadamente 70 marcas de 10 países, além de 150 palestrantes de todas regiões do Brasil e do exterior já estão confirmadas. A programação completa está disponível no endereço eletrônico: www.congressobiomassa.com/site/ e www.expobiomassa.com/site/.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29