O local foi o mesmo onde foram realizadas as disputas de Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2017. No individual geral, Isabelle Novelli da Silva foi a campeã e Maria Eduarda Alexandre ficou em terceiro. A equipe foi a única que participou do individual e do conjunto, as duas disputas seletivas para o Campeonato Sul-Americano Infantil, que será realizado em Lima, no Peru.
No individual, apenas duas ginastas por aparelho classificam-se para as finais. Isabelle classificou-se nos aparelhos mãos livres, arco e maças. A atleta foi campeã em mãos livres e maças, segundo em arco. Maria Eduarda ficou em segundo em mãos livres e terceiro em maças. Fernanda Heinemann foi campeã em arco.
“Estou muito feliz com os resultados, as meninas foram excelentes, guerreiras, muito bonitas e corajosas, além das medalhas que conquistaram. Elas entraram em quadra para executar aquilo que estavam almejando e querendo desde o pré-infantil. Uma ginasta não se faz da noite para o dia, é resultado de muito trabalho, de dedicação e de disciplina. Elas são merecedoras do resultado, pelo empenho e foco nos treinamentos”, comentou a técnica Solange Martins Paludo. Segundo ela, a equipe foi muito elogiada, tanto por técnicos de outras equipes como também pelos árbitros, o que a deixou muito feliz.
Segundo ela, a vontade de se preparar deve ser ainda maior do que a de vencer e ela deseja que este entusiasmo continue, uma vez que agora entram em uma nova fase. “A ginástica rítmica é um esporte para mulheres. A preparação começa na infância, na expectativa dos resultados futuros, quando adultas. Por isso, a importância de persistir, de continuar treinando intensamente para conquistar os resultados almejados”, afirma.
Os resultados da seletiva para o Sul-Americano deverão ser divulgados pela CBG nos próximos dias. Integram a equipe infantil campeã brasileira de 2019 as atletas Alana da Silva, Isabelle Novelli da Silva, Fernanda Lenz Heinemann e Maria Eduarda Alexandre. As quatro ginastas se somaram a Gabriela Maria Lima da Silva e Danielly Fernandes para formar o conjunto adulto, que competiu nos aparelhos arco e fita.
ADULTO
A equipe adulto de GR também participou da competição classificando-se para as finais em dois aparelhos. Samara Sibin participou da final de fita e Geane Silva, de arco. A equipe era integrada ainda pelas atletas Allanis Flach do Nascimento Kauany Zanettin Paes, Antonella Paz e Giovana Oliveira.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.