Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Unioeste/HUOP realizam evento sobre obesidade

Com o tema central ‘Mais Saúde – Todos juntos contra a Obesidade”, o evento terá participação de 22 municípios da macrorregião. 

13/08/2019 - 09:32


O Grupo de Atenção à Obesidade (GAO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, representantes da prefeitura de Cascavel, da 10 Regional de Saúde, além de profissionais da área de saúde pública de macrorregião participam nesta quinta-feira, dia 15, ás 8 horas, no Campus de Cascavel da Instituição, do VI Encontro da Atenção à Obesidade, doença que atinge patamares nunca antes vistos no País e no Mundo.

Com o tema central ‘Mais Saúde – Todos juntos contra a Obesidade”, o evento terá participação de 22 municípios da macrorregião. O debate será aberto com palestra “Visão do Ministério da Saúde”, pela  nutricionista, Isabel Cristina Moutinho Diefenthaler, da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do referido ministério. O evento é organizado pela GAO e a partir da edição deste ano integra calendário do município, ou seja, um evento oficial de Cascavel.

Além da fala de Cristina, os participantes também vão conhecer experiências inovadoras e de êxito, realizadas em municípios, como a “Mudando Hábitos”, de Pomerode, em Santa Catarina, e Medida Certa, de Anahy, ambas apresentadas por Aline Beatris Pruner e Geliandro Fidelis Ribeiro e Andréia Meurer, respectivamente. Também devem estar presentes o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o secretário municipal de Saúde, Rubens Griep, e representantes da Secretaria do Esporte e Turismo.

O coordenador do evento, Allan Cezar Faria Araújo, elucida que o objetivo maior é conscientizar os profissionais sobre ações preventivas, bem como mostrar formas e ações assertivas realizadas no Brasil. “Em 2016, no primeiro ‘Mais Saúde – Todos juntos contra a Obesidade’, tínhamos aproximadamente quatro parceiros, agora temos mais de 40. Temos que lembrar que a prevenção é o melhor caminho para a luta contra a obesidade”, diz ele, que é, coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), unidade que também é diretor pedagógico.

Doutor Allan explica que entre os aspectos de relevância está o fator de, num único dia e local, profissionais da área de saúde e gestores estarão ordenados numa linha para discutir cuidados a respeito da obesidade, em especial à criação a uma linha de atenção básica, que abranja também a saúde pública.  “Há indicadores que mostra que a obesidade está aumentando em todas as idades. Temos que ter uma linha de cuidado otimizada, da gestação até idosos. Essa e uma oportunidade para discutirmos o assunto e apresentarmos experiências exitosas”.

Também estarão presentes profissionais do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste, da 10ª Regional de Saúde - Cresems PR, de prefeituras de toda a região.

O evento começa às 8 horas, no auditório do Campus de Cascavel e as inscrições também podem ser realizadas pelo site e também no local. Até a manhã de ontem perto de 300 pessoas garantiram suas inscrições, que também podem ser feitas pelo site https://forms.gle/2LTAv11JuQgU8odR6. É importante que os interessados em participar e os já inscritos, estejam no Campus até as 8 horas, para credenciamento.

O mapa da obesidade

 A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde. O levantamento trouxe que quase 1 em cada 5 (18,9%) são obesos e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com excesso de peso. Já no último levantamento do IBGE, 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Fonte: Assessoria 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29