1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Unioeste sedia encontro de Atenção à Obesidade

Nesta quinta-feira (15) o Auditório Arnaldo Busato, no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) presidiu o IV Encontro de Atenção à Obesidade. Evento este que surgiu a partir da iniciativa do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná).

 

15/08/2019 - 23:06


A intenção da equipe do Huop em sensibilizar a população quanto à obesidade foi o estopim para se organizarem e institucionalizarem o GAO – Grupo de Atenção à Obesidade. Com o apoio das secretarias de Saúde, de Cultura e Esportes, Educação, e da 10ª Regional de Saúde, isso foi possível e agora o GAO é um serviço público de apoio à população regional.

 

O diretor pedagógico e médico do Huop, Dr. Allan Cezar Faria Araújo, ressalta o contentamento em conquistarem reconhecimento nacional. Recentemente, o médico foi convidado pelo Ministério da Saúde para apresentar a experiência do GAO em Brasília, e no presente evento, o Ministério da Saúde também está sendo representado. “55% da população brasileira está acima do peso e 20% está obesa. Temos que trazer os profissionais para auxiliar no combate à obesidade. Por que esta é uma doença extremamente democrática, que penetra em todas as camadas da sociedade, em qualquer faixa etária, então há uma preocupação”, ressalta  Allan.

 

Representando o Ministério da Saúde no evento, a nutricionista Isabel Moutinho Diefenthaler, que é da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN),  explica a linha de cuidado de sobrepeso e obesidade. “O Ministério vem trabalhando com as ações da linha de cuidado buscando atender a multifatorialidade que essa doença traz, então temos as academias da saúde, as práticas integrativas, danças circulares, práticas alternativas do uso clássico de farmacológicos”.

 

E se tratando de práticas alternativas, a abertura do encontro já teve uma prévia demonstração do que pode ser feito para fugir de um dos principais fatores causadores do sobrepeso, o sedentarismo. A apresentação dos grupos de Balé para a terceira idade e da dança circular exprimiu na prática a diversão associada à qualidade de vida.

 

O apoio da 10ª Regional de Saúde foi fundamental para a criação do GAO. A psicóloga da 10ª, Noris Silva Marques, conta que “tudo resultou da união de pessoas com o mesmo sentimento comum de disseminar essa ideia, porque é uma epidemia mundial crescente, e a cada ano cresce mais. Nós precisamos nos preocupar com a saúde dessas pessoas”.

 

Na ocasião, o Diretor Geral do Huop, Edison Leismann, reiterou que grandes avanços vêm de grupos interdisciplinares, como o GAO. Isso também é opinião da nutricionista do hospital, Claudia Regina Felicetti Lordani, que é membro do GAO e diz que “o começo do estudo e trabalho surgiu da necessidade de uma atenção especializada ao sujeito com obesidade, e no Huop buscamos unir todos os setores para dar uma atenção mais apropriada à população”.

 

A programação matinal do evento contou com palestras que abordaram as temáticas “Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade”, “Mudando Hábitos: Experiência Inovadora do Município de Pomerode/SC”, e “Experiência do Município de Anahy/PR – Projeto na Medida Certa”. E também uma plenária para discutir a linha de cuidados de sobrepeso e obesidade.

 

GAO

 

O GAO vêm há alguns anos trazendo iniciativas que busquem outras formas de tratamento que não sejam intervenções cirúrgicas, como a Cirurgia Bariátrica. No Brasil, pelo SUS, aproximadamente 700 mil pessoas teriam indicação para realizar a cirurgia, ou seja, precisaria de 60 anos para realizar todas, isso se não houvessem outras indicações.

 

Dentre as práticas para evitar essas ocorrências, o GAO organiza não só encontros de conscientização como este, para profissionais e atuantes na área, mas também para a população geral, com eventos como o “Mais Saúde”, que integra diferentes práticas de informação para obesidade e sobrepeso.

 

O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, ressalta ser de grande relevância municipal permitir e possibilitar esses novos conhecimentos. Por isso, o município de Cascavel não somente apoia essas práticas como também busca integrar a população à isto com atividades culturais, físicas e psicológicas para os cidadãos.

 

O encontro segue sua programação durante à tarde com minicursos e rodas de conversa. Os minicursos terão as seguintes temáticas: Do diagnóstico ao tratamento na linha de cuidado do sobrepeso e da obesidade; A obesidade e os transtornos alimentares; Pesquisas e experiências na atenção à obesidade;  Atividade física na prevenção e tratamento da obesidade.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29