1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Coletivo Órbita traz adaptação de texto de Shakespeare para crianças, no Festin 2019

Espetáculo “Macbeth e o Reino Sombrio”, que estará no Festival de Teatro Infantil de Cascavel, preserva sequência poética original, mas com linguagem compressível para qualquer faixa etária

27/08/2019 - 09:55


 

É possível tornar uma obra de William Shakespeare compreensível para uma criança? Com a adaptação e o talento dos membros do Coletivo Órbita é sim e o público cascavelense vai poder conferir isso de perto. O grupo teatral de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, estará em Cascavel para participar do Festin 2019, Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que vai acontecer entre os dias 10 e 15 de setembro, quando será apresentada a peça “Macbeth e o Reino Sombrio”.

Preservando a sequência poética original das cenas escritas pelo dramaturgo inglês, mas adaptando o texto para aproximá-lo da linguagem popular, o Coletivo Órbita deixa a peça compreensível para qualquer faixa etária. No enredo, os generais de guerra Macbeth e Banquo voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Passando por um pântano, se deparam com três bruxas que lhes apontam algumas previsões: Macbeth será barão de Cawdor e futuramente rei. E Flaêncio, filho de Banquo, também será rei. A ambição de Macbeth e de sua esposa, Lady Macbeth, diante das profecias das bruxas os leva a cometer um gesto de traição contra o rei, gerando tempestuosos conflitos. Tudo isso é contado por meio de um jogo de luzes e sombras, com técnicas de contação de histórias, artes circenses e teatro. “Buscamos resgatar a criança que existe dentro de nós, adultos, a fim de que não apenas a criança se divirta, mas também os adultos que a acompanham”, comenta João Pedro Decarli, ator, diretor e professor.

Apesar da trama trágica, a peça se torna leve e divertida sem desconsiderar a importância de temas como ganância, ambição, traição e morte. “Buscamos essa dramaturgia por acreditar que esses são temas que tocam a todos. Vemos o teatro como forma de transformar as pessoas e o mundo. Todos nós sentimos medo e ambição em algum momento da vida. Tratamos de forma naturalizada essas sensações, acreditando que isso nos torna humanos. Porém buscamos conscientizar de que podemos enfrentar essas sensações que consideramos ruins por uma outra ótica”, acrescenta João Pedro.

Depois de fazer várias apresentações em solo gaúcho, pela primeira vez a peça será apresentada em outro estado: dia 11 de setembro (quarta-feira) às 19h30  e dia 12 de setembro (quinta-feira) às 10h no Centro Cultural Gilberto Mayer. “Isso nos deixa ansiosos e com uma expectativa muito grande, não apenas pela nossa apresentação, mas também pelo festival, que buscou grupos de várias partes do Brasil, a fim de mostrar a arte que acontece em cada região. Vamos representar o Rio Grande do Sul e a UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), de onde surgiu esse espetáculo e queremos que as pessoas embarquem conosco nesse projeto em que acreditamos tanto”, finaliza o diretor. 

Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel ewww.facebook.com/festincascavel.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29