1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Mobilidade Internacional é discutida em Toledo e Cascavel

A IAESTE é uma organização internacional que promove intercâmbio entre estudantes para experiência de trabalho técnico no exterior

13/09/2019 - 18:28


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, recebeu nesta sexta-feira (13) a responsável de São Paulo, Renata Sztokbant, pela IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) para uma palestra com os discentes. Além da Unioeste, a agenda contou com a participação no Iguassu Valley Toledo.

A IAESTE é uma organização internacional que promove intercâmbio entre estudantes para experiência de trabalho técnico no exterior (estágios). Os estudantes têm vínculo universitário em mais de 80 países. Através da IAESTE, o discente pode ter uma experiência profissional no exterior, de 1 a 12 meses de duração, dentro da sua área de estudo. O discente recebe uma bolsa auxílio suficiente para cobrir as suas despesas básicas com acomodação, transporte e alimentação.

Entre 2014 e 2019 a Unioeste já enviou 10 discentes para inúmeros países, dentre eles, Noruega, Polônia, China, Alemanha, Croácia, Bélgica e Estados Unidos da América e já recebeu 2 alunos sendo um dos Estados Unidos da América e outro da Índia.

Durante a palestra os discentes realizaram perguntas e sanaram suas dúvidas sobre como funciona a pontuação, quais as áreas com mais oportunidades de estágio, como candidatar-se à uma vaga e viram relatos de alunos que já tiveram essa experiência inclusive da própria instituição.

Para a assessora de Internacionalização, Naiani Borges Toledo, “a experiência profissional no exterior, além de valorizar um currículo, contribui muito para a fluência de um segundo idioma, fornece bagagem e amadurecimento, agrega conhecimento e possibilita contato com diferentes culturas o que é enriquecedor para o indivíduo”.

Em Toledo, a conversa foi direcionada a empresários, staff de universidades, business partners de organizações e demais interessados em fomentar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo com inovação do movimento Iguassu Valley Toledo. Renata endossou a oportunidade de atrair talentos internacionais para as empresas da região a um baixo investimento. Para Gabriela Daiana Christ, técnica extensionista PEIEX, trata-se de uma relação ganha-ganha: “é uma oportunidade para alavancar o capital cultural das organizações e promover a internacionalização em casa, o intercambista terá a oportunidade de contribuir com sua visão de mundo para a empresa e a empresa que receber esse profissional poderá melhorar o nível de proficiência linguístico e conhecer novos mercados para prospecção de seus negócios no exterior”.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29