1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Empresário toledano participa da Conferência anual do Wispapalooza, em Las Vegas

A Conferência americana segue o mesmo padrão da Abrint – Encontro Nacional de Provedores Regionais

01/11/2019 - 18:12


Wispapalooza é um encontro de provedores regionais de serviços de Internet sem fio, que acontece anualmente nos Estados Unidos. O evento é uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, tendências e o próprio mercado. O mercado americano de provedores, ainda é centralizado pelas grandes operadoras, o que os coloca em relação desfavorável ao mercado de Internet brasileira.

Em torno de 15 empresários brasileiros participaram do Wispapalooza 2019, entre eles o presidente da Toledonet Telecom, Marcos Thielke. Eles participaram de um treinamento dos produtos da Cisco, empresa referência em tecnologia de telecomunicações e participaram da visita técnica ao departamento de certificação de equipamentos.

A Conferência americana segue o mesmo padrão da Abrint – Encontro Nacional de Provedores Regionais, que acontece anualmente em São Paulo. “A experiência é interessante porque nos antecipamos e vemos a tendência das tecnologias, e ainda, conhecemos como os americanos trabalham com a Internet”, explica o Presidente da Toledonet Telecom.

Os provedores regionais americanos atendem mais o interior. “Nosso objetivo era conhecer a experiência deles para qualificar e ampliar nossos serviços também no interior. Fomos conhecer as tecnologias que nos favoreçam entregar mais banda e de qualidade no interior. A meta é entregar 15, 20, 30 megas para quem mora no interior, com tecnologia de última geração. É diferente da fibra óptica, mas com qualidade muito semelhante. E o melhor que esta tecnologia já está disponível no Brasil”.

O Brasil tem 12000 provedores regionais, enquanto nos Estados Unidos eles são aproximadamente 1000. “Em reunião com operadores locais, nos disseram que a velocidade que os provedores americanos estão entregando para os seus clientes é inferior à que nós entregamos no Brasil. No mercado americano, ainda prevalece a DSL devido o monopólio de grandes operadoras”.

Marcos Thielke avalia que o diferencial do mercado brasileiro é exatamente este. “As operadoras regionais no Brasil revolucionaram a Internet, somos 12 mil empresas. Tanto é que a Cisco, uma das maiores empresas de roteadores do mundo nos recebeu com muita cordialidade, pois apostam no nosso mercado”.

Nos Estados Unidos ou no Brasil o desafio é se preparar para o mercado que surge. “O esforço é ampliar as bandas, garantir velocidade, no próximo ano eles devem triplicar as bandas. Lá e aqui sabemos que tudo irá convergir para a Internet, TV, streaming de vídeo, rádio. A corrida é se preparar para atender este mercado”.

Sem nome %281144 x 250 px%29