1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Núcleo de Práticas Jurídicas da FAG Toledo atendeu mais de 500 pessoas em 2019

Atendimentos são realizados por docentes e acadêmicos do curso de Direito

13/12/2019 - 20:27
Por Assessoria de comunicação FAG Toledo


O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da FAG Toledo encerra as atividades de 2019 com a sensação de dever cumprido. Foram 550 atendimentos ao público nas mais diversas áreas do Direito. No 1º semestre os professores e estagiários do NPJ atenderam 224 casos de família, com processos sobre divórcio, paternidade, execução de pensão entre outras situações. Na área criminal foram 22 atendimentos e outros quatro processos foram abertos para pedido judicial de medicamentos. O Núcleo também realizou 12 atendimentos no Mutirão do Migrante, com maior número de pedidos de naturalização.

Já no 2º semestre foram realizados 241 atendimentos na área familiar. Foram 71 pedidos de pensão, 25 processos de guarda e 41 de divórcio. Na área criminal foram realizados 14 atendimentos entre agosto e dezembro deste ano. O NPJ também atendeu 26 pacientes que solicitaram a liberação de medicamentos via judicial. No Mutirão do Migrante foram realizados oito atendimentos no período. 

A coordenadora do curso de Direito da FAG Toledo, Camila Millazzotto Ricci comemora os números. “Este trabalho que nós realizamos é muito importante porque estamos fazendo às vezes de uma defensoria pública. Existe um direito constitucional que é o acesso à justiça, o que deveria ser promovido pelo Estado, mas diante desta ausência, nós fazemos o trabalho, atendendo pessoas que não teriam condições de contratar um advogado”, explica.

Para os acadêmicos que realizam estádio no PNJ a experiência é a vivência prática de tudo o que eles aprenderam na teoria, segundo Camila. “Eles passam a ter contato com as demandas práticas, realizam atendimentos, solicitam documentos, passam a entender de perto como é postular o juízo, o diálogo entre advogado e juiz e o contato com profissionais do Direito. Só a FAG tem este modelo de trabalho nos núcleos de práticas na cidade de Toledo e isto faz toda a diferença”, analisa.

Sem nome %281144 x 250 px%29