Casa de not%c3%adcias 1144x150

DESENVOLVIMENTO

Operação Yaguaru: 250 rondonistas atenderão 12 municípios do Oeste do Paraná

Esta é a primeira vez que a região Oeste do Paraná recebe o projeto de extensão, que é o maior do país

17/01/2020 - 19:49
Por Assessoria de Imprensa Unioeste


O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou nesta sexta-feira (17), a cerimônia de abertura do Projeto Rondon, que nesta operação, é nomeado Yaguaru e terá seus trabalhos realizados no Oeste do Paraná entre os dias 16 de janeiro à 2 de fevereiro. Nesta edição, 250 rondonistas, entre professores e estudantes universitários oriundos de 16 instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas do Paraná, ministrarão ações de extensão que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e também com o fortalecimento da cidadania do universitário.

O Projeto Rondon é o maior de extensão do País. Essa é a primeira vez que a região Oeste do Estado o recebe. As atividades serão desenvolvidas por 25 equipes divididas em 12 municípios do Paraná, sendo que três (Braganey, Jesuítas, Tupãssi) receberão equipes da Unioeste. O projeto, promovido pelo Ministério da Defesa, é uma ação do Governo Federal realizado em parceria com os governos Estadual e Municipal, com as Instituições de Ensino Superior, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e a 33ª Brigada de Infantaria Mecanizada, tem o objetivo de consolidar o sentido de responsabilidade social, contribuindo no âmbito de extensão da formação acadêmica e permitindo também, o contato com a realidade brasileira.

Na ocasião o coordenador Geral do Projeto Rondon, vice-almirante Luiz Octavio Barros Coutinho, contou que o Projeto Rondon promove oficinas dos mais diversos assuntos atingindo diferentes áreas. “Levamos os universitários junto com professores de diversas áreas de forma que seja multidisciplinar para que possam proporcionar conhecimento a esses municípios. Nós buscamos uma visão nova para os problemas de cada lugar selecionado. O Projeto Rondon deixa sua marca em todos os municípios que passa”.

Na ocasião o vice-governador do Paraná, Darci Piana, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, ainda enalteceu o Projeto Rondon que vem oportuniza maior desenvolvimento dos municípios contemplado em diversas áreas. “O governo tem preocupações com muitas regiões do Paraná que ainda não estão crescendo tanto quanto queríamos que estivesse. Este projeto vem ajudar e colaborar para que esses municípios tenham novas ideias, com esses estudantes, de todas as universidades parceiras, sejam elas públicas, privadas, estaduais, federais e municipais que integram ao programa. O projeto na minha visão continua fazendo um trabalho extraordinário, ajudando essas pessoas, dando mais conhecimento e oportunidades para que eles possam evoluir, sendo uma das necessidades do Estado”

Na oportunidade, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, afirmou também que a expectativa é que as pessoas atendidas pelo Projeto possam ter perspectiva de transformar suas vidas e melhorar a condição nesses municípios. “O Projeto Rondon tem uma história que revela o seu potencial de resultado positivo numa via de mão dupla, porque ganham às comunidades que são atendidas, sempre as mais desafiadoras do País, e ganha também os profissionais e estudantes que participam porque se colocam em contato com atividades desafiadoras e trazem isso para dentro da sua formação como profissional e principalmente como ser humano”.

Para o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, receber o Projeto Rondon na Instituição demonstra o quanto é importante o trabalho de extensão e os resultados que este trás para Instituição e comunidade externa. “A Unioeste tem participado historicamente do Projeto Rondon, mas estar aqui coordenando e este projeto atuando na nossa região é algo extraordinário para a nossa universidade, além de possuir parceria com as demais instituições e com o Ministério da Defesa. Estamos muito orgulhosos de ter toda esta equipe trabalhando em prol da nossa comunidade”.

O prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Júnior Weiller, agradeceu os parceiros envolvidos e ressaltou a importância do Projeto Rondon para os municípios. “As oficinas que serão feitas para a população vão acrescentar muito na realidade do município. É um projeto que ficará de forma contínua gerando mão de obra, oportunidade e qualificação da própria administração pública. As equipes deixarão um legado enraizado em nossa sociedade”.

Também estiveram presentes na cerimônia o superintendente da Casa Civil do Paraná, Gugu Bueno; o suplente do Senador Flavio Arns, Vilson Vilmar Basso, vice-almirante Sérgio Fernando de Amaral do Comandante do 8 Distrito Naval, professora Keliane Bordin, além de representantes da Marinha, Exército e da sociedade civil.

Sem nome %281144 x 250 px%29