Casa de not%c3%adcias 1144x150

DESENVOLVIMENTO

Rondonistas levam novos conhecimentos aos cidadãos de Braganey

O Projeto Rondon, em sua Operação Yaguaru, é promovido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os estados, municípios, Instituições de Ensino Superior, associações de municípios e o 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada.

22/01/2020 - 11:36
Por Assessoria de Imprensa Sanepar


O município de Braganey, que fica localizado no Oeste Paranaense, nestes dias está recebendo equipes do Projeto Rondon que tem por objetivo consolidar o sentido de responsabilidade social, contribuindo no âmbito de extensão da formação acadêmica e permitindo também, o contato com a realidade brasileira.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber e o professor Dr Marcos Freitas Moraes, Diretor de Extensão e Cultura, visitaram à cidade hoje para prestigiar o trabalho dos rondonistas e levar o apoio da Instituição a operação denominada Yaguaru.

Braganey, desde 1950, atrai moradores de estados vizinhos por sua grande capacidade agrícola. Segundo o Censo IBGE de 2014, são 5.770 habitantes divididos em uma área de 343,321 km². Atualmente, um dos atrativos turísticos na cidade são as corredeiras que possibilitam a prática de esportes radicais.

Para o prefeito da cidade, Odair Guerreiro, o “Projeto Rondon é muito bonito, único e inédito para a cidade. A população está recebendo essas atividades de braços abertos e tem contagiado e com certeza ao longo dos dias o público será ainda maior. O município tem ganhado muito e o Projeto deixará um legado positivo e histórico para a Braganey”, disse.

O professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mário Lopes, que está em sua 18ª operação diz ainda se impressionar com dinamismo que o Projeto provoca nos munícipes e especialmente nos rondonistas. “As operações sempre trazem coisas novas. É bonito de ver os alunos colocando sua autonomia no dia-dia e perceberem que tem pessoas que contribuem e trazem elementos novos que ajudam na sua formação. Eu vejo que o grande ganho é quando o aluno volta para Universidade. Ele volta diferente, mas não tem como continuar o curso sem considerar o que aprende no município. Considero esse um lugar significativo que o rondonista jamais vai esquecer essa experiência, isso que é bonito”, enfatiza.

A acadêmica de Fisioterapia Cintia Regina Fetinalli, do Campus de Cascavel da Unieoste, que participou do Projeto Rondon Regional, falou que essa operação promete provocar bastante emoções. “O público nos recebeu muito bem, a terceira idade tem conquistado corações e às crianças transmitindo mensagens que faz com você ganhe seu dia”.

A professora do curso de Administração do Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, Cinara Brezan, comentou que se imagina o que vai encontrar, mas conta que quando chegam ao município se encontra algo muito maior e grandioso. “Sem dúvida nenhuma esse é um gesto de muita doação, amor e carinho muito envolvimento e o mais bonito, é ver todos os nossos alunos querendo fazer mais, eles envolvem as pessoas para participar das oficinas e que estão sendo muito produtivas trazendo bastante conhecimento aos nossos alunos que estão preparados para esse momento. Eles estão dando o seu melhor. Quando a gente visualiza as pessoas saindo e o que foi as oficinas é realmente gratificante vale muito apena estar aqui.  Esse foi o meu primeiro Rondon e com certeza muitos outros virão”, finaliza.

O Projeto Rondon é promovido pelo Ministério da Defesa, realizado em parceria com o Governo Estadual e Municipal, com as Instituições de Ensino Superior, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada.

Sem nome %281144 x 250 px%29