Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Prefeitura divulga ações inéditas de combate a dengue no município

Algumas das ações são inéditas e visam combater uma possível epidemia da doença no município, visto que várias cidades da região se encontram em situação de epidemia como é o caso de Quatro Pontes, que adiou o início do ano letivo na rede municipal de ensino por conta da doença.

07/02/2020 - 18:22
Por SECOM Toledo


Em uma entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (07), no gabinete da prefeitura o poder público municipal divulgou uma série de ações, que serão realizadas nos próximos dias em todo o município, visando o combate a dengue. Algumas das ações são inéditas e visam combater uma possível epidemia da doença no município, visto que várias cidades da região se encontram em situação de epidemia como é o caso de Quatro Pontes, que adiou o início do ano letivo na rede municipal de ensino por conta da doença. Os trabalham já se intensificam neste sábado (8).

Atualmente a cidade de Toledo possui 73 casos notificados, que aguardam os exames para saber se trata ou não da doença. De acordo com os dados divulgados na tarde desta quinta-feira (06), 17 casos já estão confirmados no município, sendo 11 autóctones (Contraídos dentro do município), e outros seis casos importados de outras localidades.

A secretária de Saúde, Denise Liel, informa que a situação enfrentada no Paraná e em toda a região é uma das mais complicadas dos últimos anos, mas ressalta que a dengue é uma doença evitável.

“Nós estamos vivendo uma das situações mais alarmantes dos últimos anos no Paraná e também na região da 20ª Regional de Saúde, onde já foram notificados 475 casos, enquanto no mesmo período de 2019 eram apenas oito, o que demonstra o quanto delicada está a situação. No entanto a gente alerta a população para cuidar de sua residência, do seu terreno e também do seu lixo, pois a dengue é uma doença evitável e uma vez que todos tomem os devidos cuidados nós poderemos eliminar os criadouros”, esclareceu a secretária.

O prefeito Lucio de Marchi parabenizou o trabalho dos agentes de endemias em Toledo. “Primeiramente é importante parabenizar os nossos agentes de endemias, que tem feito um trabalho excelente, principalmente no que diz respeito às orientações quanto aos devidos cuidados de combate a dengue. Nós praticamente dobramos o número de agentes nos últimos anos e isso melhorou muito mas é evidente que também precisamos da contribuição da população”, destacou o prefeito.

Trabalho nos bairros com casos confirmados

De acordo com a secretária de Saúde, Denise Liel, os trabalhos de visitação às residências continuam sendo realizados normalmente pelos agentes de endemias. No caso da confirmação de casos de dengue em uma residência ou mesmo da incidência de larvas no local a fiscalização é intensificada em um raio de 300 metros.

Denise recorda que caso os agentes encontrem larva em um lote ou residência o proprietário é notificado e em caso de reincidência recebe uma nova notificação. Caso as larvas voltem a ser encontradas ou as orientações dos agentes de endemias não sejam cumpridas o morador está sujeito a multa que pode chegar a 20 Unidades de Referência de Toledo (URT). Cada URT equivale a R$ 75,90.

Ações inéditas

Uma ação inédita no combate a dengue será promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, que está disponibilizando mais quatro pontos temporários de coleta de materiais volumosos e lixo reciclável, denominados como pontos ‘Bota Fora’.

Os pontos Bota Fora estarão a disposição da população entre os dias 08 e 18 de fevereiro. Eles estão localizados no  Jardim Panorama, ao lado do Ginásio de Esportes Lauri José Simon, na Rua Luis Dalcanale Filho, esquina com a Travessa Itararé; no Jardim Careli, ao lado da Vigilância Sanitária, na Rua Erone Becker; na Vila Industrial, ao lado da Praça da Copel, na Rua Santo Ângelo e no Redenção, ao lado do CMEI Rosane Fontes, na Rua Orestes Fiorentin, esquina com a Rua Marco Antônio Ochoa Filho.

Os pontos Bota Fora somam-se aos quatro pontos permanentes localizados, no Jardim Coopagro; Vila Paulista; Jardim Panorama e Jardim da Mata. O secretário de Meio Ambiente, Neudi Mosconi lembra que neste final de semana será intensificada a coleta do projeto Tooreciclando e também pede para que a população lembre dos cuidados com o seu terreno.

“As ações serão intensificadas e esse trabalho de coleta do lixo e dos resíduos é fundamental, visto que uma porcentagem grande das larvas tem sido encontradas no lixo. Por isso a gente orienta a população que utilize esse final de semana para dar uma geral no seu terreno e recolha todo o material que possa servir como criadouro do mosquito Aedes Aegypti”, orientou, Mosconi.

Instituições engajadas

Com um problema tão sério batendo a porta como a dengue várias instituições do município se disponibilizaram para a realização de inúmeras ações de combate a doença. O grupo dos Escoteiros realizará a limpeza do Parque das Araucárias; o Grupo Cordeiros de Leão efetuará a limpeza do Parque Frei Eusébio; o Conselho do Meio Ambiente será o responsável pela limpeza do Parque Arroio Toledo e o Grupo Ambiental da Prati-donaduzzi realizará a manutenção da Sanga Cerro Corá.

Outras instituições que também se disponibilizaram em trabalhar em prol do combate a dengue são a União Toledana de Associações de Moradores (UTAM), que irá orientar os presidentes e Associações para fazer panfletagem e instruir a população, por meio de reuniões sobre a devida destinação dos materiais para a coleta.

O Núcleo Regional de Educação (NRE), vai mobilizar os 92 diretores dos 16 municípios que compreendem o NRE de Toledo para que façam atividades de conscientização no início do ano letivo.

“É preciso que todos nós tenhamos o cuidado em sua residência, seu lote e no seu bairro, ainda mais em momento tão crítico como esse. Mas de todo modo é muito bom ver vários grupos e instituições se engajando para o bem comum”, finalizou, o prefeito, Lucio de Marchi.

Sem nome %281144 x 250 px%29