Img 3650

EDUCAÇÃO

UFFS – Campus Realeza lança Curso de Formação em Cidadania, Política e Agricultura Sustentável

O objetivo é trabalhar temas como participação popular, administração pública, política, ética, agroecologia, reciclagem de resíduos e aspectos ambientais.

12/02/2020 - 15:25
Por Assessoria de Comunicação UFFS Campus Realeza


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com processo de seleção para ingresso no “Curso de Formação de Jovens: Cidadania, Política e Agricultura Sustentável”. Com a oferta de 40 vagas, o curso é destinado a jovens da região Sudoeste do Paraná na faixa etária de 14 a 24 anos. O objetivo é trabalhar temas como participação popular, administração pública, política, ética, agroecologia, reciclagem de resíduos e aspectos ambientais.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição até o dia 21 de fevereiro pelo site: https://tinyurl.com/edital002uffs. Conforme o Edital Nº 2/ACADRE/UFFS/2020, o qual está publicado no site da UFFS, durante o preenchimento da inscrição, o candidato deve anexar os seguintes documentos: formulário de inscrição (Anexo I); modelo de carta de intenções (Anexo II); modelo de autodeclaração para inscrição (Anexo III); fotocópia do documento de identidade (RG) e do CPF (Anexo IV) e fotocópia do histórico escolar (Anexo V).

Seleção

A seleção se dará por meio da análise da documentação enviada e também por entrevista acerca da carta de intenções. As entrevistas devem ocorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro, conforme edital. Serão classificados os candidatos com as melhores médias, até o limite de vagas disponíveis. Os demais aprovados comporão lista de espera.

A divulgação do resultado final do processo de seleção ocorrerá no dia 4 de março.

Objetivos

Com carga horária total de 120 horas, o curso tem como objetivo a promoção da iniciação científica, a partir da construção de um espaço de debate sobre questões sociopolíticas e culturais contemporâneas, além de capacitar os jovens para a adoção e disseminação de práticas ambientalmente sustentáveis no contexto de sua vivência comunitária.

O primeiro módulo de atividades busca abordar temas como democracia, política e redes sociais, apresentado em três blocos:

1) Política, ética e democracia;

2) Administração Pública, políticas públicas e participação popular;

3) Engajamento e Cidadania, Culturas Políticas e Sensibilidades.

Já o segundo bloco, é dedicado às oficinas temáticas:

1) Agroecologia;

2) Reciclagem de resíduos sólidos orgânicos;

3) Metodologias para redução da geração, tratamento e remediação do impacto ambiental gerado por resíduos de atividades humanas de fontes privadas e públicas.

As aulas serão ministradas aos sábados, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. O início das atividades está previsto para o dia 7 de março.

Como surgiu

A criação do “Curso de Formação de Jovens”, de acordo com o professor Antonio Marcos Myskiw, um dos coordenadores, foi articulada por meio de diálogos entre a Universidade e os Movimentos Sociais Rurais da região Sudoeste do Paraná, “bem como da necessidade de se compreender com maior profundidade os acontecimentos da atualidade, dentro e fora do Brasil, no que se refere aos embates em torno da democracia, da cidadania e das questões ambientais”, completou. O curso foi viabilizado a partir de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), no valor aproximado de R$ 100 mil.

Sem nome %281144 x 250 px%29