1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Brasileiros mais conectados são desafio para provedores de serviço de Internet

A expectativa é que a Internet 5G chegue ao Brasil entre 2021 e 2022

26/02/2020 - 13:44
Por Agência Casa de Notícias


O smartphone cada vez mais se torna uma extensão do próprio corpo. Por isso, é difícil quem não acorde pela manhã e imediatamente pegue-o para conferir o que tem acontecido no mundo online. Essa demanda crescente pela conexão é um dos desafios dos provedores de serviço de Internet brasileiros.

Streaming de áudio e vídeo, Cloud storage, Internet das coisas (IoT)... Os hábitos e as novas tecnologias disponíveis no mercado exigem cada vez mais internet com velocidade. É por isso, que em todo o mundo, o leilão de 5G vem gerando arrecadações bilionárias. No Brasil, a expectativa é que o certame seja realizado entre o fim deste ano e o início de 2021. “Essa é uma importante tecnologia, que vai revolucionar a forma de acesso à Internet. A velocidade é muito maior o que vem ao encontro do novo perfil da Internet”, explica o presidente da Toledonet Telecom, Marcos Thielke.

No entanto, apesar da expectativa pela tecnologia 5G, os provedores de serviço de Internet brasileiros ainda têm outro desafio pela frente: a infraestrutura. “A tendência é intensificar o compartilhamento de redes. Nós já caminhamos neste sentido, pois provedores regionais como nós já interligam suas redes de fibra ótica, o que aproxima e agiliza as conexões. Outro desafio é a regulamentação da tecnologia que caberá aos municípios. O 5G exige mais antenas do que a tecnologia 4G, logo requer muito diálogo e negociação”.

Se você leu essa matéria até aqui pelo smartphone é uma das pessoas que aguardam essa revolução, mas enquanto a tecnologia 5G não chega, a Toledonet Telecom aposta em logística que facilite o tráfego das informações. “Nós temos hoje vários CDNs (Content Delivery Network) que são redes de distribuição de conteúdo e informação que permitem fornecer conteúdo da Web de uma forma mais rápida a muitos usuários, distribuindo o conteúdo por múltiplos servidores, direcionando o conteúdo ao consumidor com base na proximidade do servidor. Operamos em IPv6 - Internet Protocol – IP, a tecnologia da Internet das coisas. Tudo isso garante ao nosso cliente uma Internet ágil e segura”, assegura Marcos Thielke.

Sem nome %281144 x 250 px%29