1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

Programas de Pós-Graduação da Unioeste discutem Processo de Autoavaliação

A Autoavaliação é uma ação essencial para que os Programas possam identificar suas potencialidades e propor ações para as metas a serem atingidas em diferentes dimensões.

11/03/2020 - 16:13
Por Assessoria de Imprensa Unioeste Toledo


Hoje (11), a Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), presidiu a primeira reunião do ano dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação. O evento organizado pela PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, trouxe como pauta o Processo de Autoavaliação, disciplinas transversais, ferramentas de análise quantitativa, bolsas, internacionalização e informes de saldo residual.

A Autoavaliação é uma ação essencial para que os Programas possam identificar suas potencialidades e propor ações para as metas a serem atingidas nas diferentes dimensões: acompanhamento do aluno, atividade docente, produção intelectual, impacto social e internacionalização.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Sanimar Busse, ressalta que a implementação desse processo de autoavaliação será um grande desafio. “Iremos realizar alguns pilotos para identificar pontos fortes e fracos dos programas e desenvolver um planejamento estratégico para o próximo ciclo. Além disso, apresentaremos a Minuta de Resolução dos programas, compor a Comissão de Autoavaliação da Pró-Reitoria e indicativo de composição da Comissão de Autoavaliação dos Programas”.

A Pró-Reitora ainda complementa que a Minuta de Resolução será encaminhada para apreciação e sugestão de toda a comunidade acadêmica. O processo de Autoavaliação será coordenado pela Comissão Permanente De Avaliação – CPAA/PPG de cada programa. A comissão será composta por representantes dos professores, alunos, egressos, agentes universitários e comunidade externa.

O Diretor de Pós-Graduação, professor Jerry Johann, explica que, um dos incentivos será a cobrança que virá da Capes, já que é uma nova forma de inserção. “Trazemos as diretrizes para que os programas entendam como esse processo se dará. Também mostraremos ferramentas de análise quantitativa que permitem os programas de se enxergar e compararem com os demais programas com mesmo conceito, para que saibam das perspectivas e subirem de conceito”, conta o professor.

O professor Samuel Nelson Melegari de Souza é coordenador de um dos Programas de Pós-Graduação, Stricto Sensu em Energia na Agricultura (PPGEA). Para ele, a Unioeste cumpre seu papel em manter a proximidade com os coordenadores de curso. “Esse planejamento futuro é importante, com as mudanças que tem acontecido na Capes, cortes de bolsas, terá um impacto na qualidade e crescimento dos cursos de pós-graduação, com a redução de bolsistas, redução de orçamento, então a Unioeste tem que desenvolver soluções para suprir essa falta, essa mudança negativa que o Brasil tem enfrentado”.

A etapa seguinte, segundo a Pró-Reitoria, resultará nas tomadas de decisões e proposições de ações para que o Programa consiga atingir as metas propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, e pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), além de atender às demandas levantadas pela comunidade externa.

Sem nome %281144 x 250 px%29