Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Farmácia Escola da Unioeste fabrica álcool em gel para a universidade e o Huop

Desde 2012, o projeto produz álcool líquido 70. Há quatro anos se produz a versão em gel, mas em pouca quantidade. A meta é produzir cinco quilos por dia.

20/03/2020 - 18:11
Por Assessoria de Imprensa Unioeste


Devido ao aumento do número de casos do novo coronavírus no País, as medidas de precaução em torno da pandemia também aumentaram. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Farmácia Escola passou a produzir álcool em gel 70% para uso interno da Universidade e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

O projeto de extensão da Unioeste iniciou em 2012, e desde então produz álcool líquido 70. Há quatro anos, os alunos e professores do curso de Farmácia passaram a produzir o produto em gel, mas em pequena quantidade. A coordenadora da Farmácia Escola, professora Ionete Lucia Milani Barzotto, afirma que a meta é produzir cerca de cinco quilos de álcool em gel por dia. “Em função do coronavírus, a fabricação aumentou. A Reitoria solicitou que houvesse a ampliação da fabricação para distribuição aos setores da Unioeste e do Huop”, comentou.

A professora explica que para fabricar é necessário um álcool base que deve ser acima de 90º. “Utilizamos um alcoômetro para verificar essa graduação alcoólica e temos uma tabela para verificar e cruzar com a temperatura. Essa tabela mostra o grau real que esse álcool está, então fazemos o cálculo para verificar a quantidade desse álcool base mais a água, para então transformar a 70% peso por peso”. Dessa forma, é necessário água e um produto gelificante, então o álcool líquido é adicionado, e por fim o produto que altera a acidez, transformando o líquido em gel.

É importante ressaltar que o álcool em gel produzido na Farmácia Escola da Unioeste não é comercializado. O objetivo é suprir a demanda da Universidade e do Huop, evitando assim, a contaminação do vírus.

A professora destaca que além do álcool em gel, outros produtos funcionam para limpeza das mãos. “Água oxigenada 10 volumes, Clorexidina a 0,5%, lavar bem as mãos com surfactantes, água e sabão, detergentes de maneira geral. A corrida atrás do álcool em gel está sendo muito grande, mas outros procedimentos como a simples lavagem das mãos já ajudam”, finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29