1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Segundo lote de vacina para Influenza já esgotou

A expectativa é de que o próximo lote seja distribuído na próxima semana, seguna Chefe da 20a. Regional de Saúde

27/03/2020 - 10:49
Por Redação


Uma nota divulgada pela Secretaria de Comunicação – Secom, às 8h19 da manhã desta sexta-feira (27), informou que o segundo lote de vacina para imunização da Influenza, já havia esgotado.

De acordo com a Secretária de Comunicação, Suzi Fernanda Felix de Lira a estratégia de distribuir as senhas foi definida na hora pelos servidores, com o objetivo de evitar que as pessoas permanecem no local, sem a perspectiva de receber a vacina.

Foram distribuídas 1500 doses entre os três pontos de vacinação. A expectativa segundo o Chefe da 20ª. Regional de Saúde, Alberi Locatelli que o Estado receba um lote de 360 mil doses de vacina. “O objetivo é distribuir já na próxima semana. Estamos vendo a questão logística para agilizar a distribuição e chegar aqui o quanto antes”, informou.

O Chefe da 20ª. Regional de Saúde destacou que a população atendeu o chamado da campanha, diferente dos outros anos. “É importante dizer que esta falta de vacina está relacionada ao Coronavírus. Nos anos anteriores a população não fez esta busca, por isso não sentirão a falta. Hoje esta corrida faz com que as doses disponíveis não chegam nem ao final da tarde, mas a população pode ficar tranquila que o público alvo da vacinação será vacinada”.

Locatelli manifestou satisfação pela busca da vacina. “Estamos felizes pela busca, pois nos anos anteriores apesar das campanhas não atingíamos os índices preconizados. Este ano, pelo o que estamos vendo que atingiremos a meta tranquilamente”. A meta mínima é vacinar 90% do público alvo.

A orientação do Ministério da Saúde é que os municípios e estados fiquem atentos aos três surtos: Dengue, Influenza e o Coronavírus. O último sozinho deve impactar nas estruturas de atenção a saúde e a combinação com os demais pode agravar ainda mais a situação.

Em Toledo, dados da Secom de quinta-feira (26), apontavam 1783 notificações de Dengue e 126 exames, ainda aguardavam resultado. O boletim do Coronavírus mostrava 24 casos notificados, seis descartados e 18 investigados (dois deles, em primeira análise como síndrome respiratória grave).

Embora a Sesa nos boletins do dia 25 e 26 de março mostram que Toledo teria 62 casos em investigação. A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo afirma que há um erro de sistema da Sesa e este número não reflete a realidade do município.

Sem nome %281144 x 250 px%29