1144x150 %284%29

CIDADANIA

Assistência Social vai disponibilizar acolhimento para pessoas em situação de rua

Eles serão levados por uma van até o Centro Esportivo Aldanir Ângelo Rossoni (CCR). 

27/03/2020 - 14:15
Por Assessoria


O Município de Toledo, com o apoio do Centro de Operações de Emergência (COE) segue com as ações de prevenção e combate ao coronavírus e iniciou na quinta-feira (26) o acolhimento às pessoas em situação de rua. A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família organizou um plano de ação com o apoio de outras Secretarias. Hoje (26) e sexta-feira (27), eles serão levados por uma van até o Centro Esportivo Aldanir Ângelo Rossoni (CCR). 

Eles serão encaminhadas para o Centro Esportivo Aldanir Ângelo Rossoni (CCR) Avenida Ministro Cirne Lima, número 3405, Jardim Coopagro. No local, as pessoas em situação de rua terão acolhimento, pernoite alimentação, espaço para higiene e orientações para os cuidados com a saúde. Eles estarão sendo cadastradas, orientadas e encaminhadas pelo Serviço de Abordagem Social do CREAS II. 

Conforme a secretária da pasta, Marisa Cardoso, o local terá 23 alojamentos posicionados com uma distância segura entre eles, conforme orientação repassada pelas autoridades de saúde. “Nós temos 22 identificados aqui no município. Diferente de outra ação realizada anteriormente, como o acolhimento nos dias de intenso frio no ano passado, desta vez esse acolhimento será permanente. No local essas pessoas terão alimentação e condições de fazer sua higiene pessoal”, explica Marisa.

A Secretária explica que cinco já estão cadastrados lembrando que não poderão ficar saindo do alojamento. Esse atendimento vai acontecer até que estabeleçam novas medidas contra o coronavírus. 

Marisa enfatiza a participação de outras Secretarias neste acolhimento da população em situação de rua. Serão diferentes frentes de trabalho com o apoio das Secretarias do Esporte (organização), Saúde (protocolo), Administração (alimentação) e Assistência com abordagem  e encaminhamento da população de rua. 

Prevenção: Assistência Social organiza medidas sociais para as famílias atendidas

Para atender a população mais vulnerável da cidade, as equipes já se organizam desde a semana passada. Como medida de enfrentamento e dar atenção especial a quem mais precisa foram suspensas as atividades coletivas dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e as visitas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os atendimentos passaram a ser via telefone e as equipes estão trabalhando na organização do orçamento para atender a alimentação das 500  famílias já cadastradas. Marisa pontua também que o município estuda a possibilidade de aquisição de benefícios eventuais enquanto durar a crise do Covid-19, que poderá impactar na economia das famílias. 

Sem nome %281144 x 250 px%29