1144x150 %284%29

SAÚDE

Resiliência é a palavra do dia...

“As políticas de isolamento social, elas têm um desconfortável paradoxo: quanto mais sucesso elas têm, mais parecerá que elas não eram necessárias”

01/04/2020 - 20:02
Por Redação


Resiliência é a palavra do dia... Assim abriu a Coletiva à Imprensa a Secretária de Saúde, Denise Liel. A frase norteou o depoimento da Secretária e também do porta voz do Centro de Operações de Emergência – COE, Dr. Fernando Pedroti, ao divulgarem os boletins de Dengue e Coronavírus.

No caso da Dengue, o dia fechou com 2620 notificações, destes 2329 já confirmados. Sem detalhar números a Secretária afirmou que há muitas internações em Toledo, onde a Dengue é a causa, além dos dois óbitos já confirmados. Ele reiterou que o governo do Estado autorizou o fumacê, mas não há previsão de data. Enquanto isso, secretária e o representante do COE, apelam para que a população faça a vistoria do quintal, vasos e calhas. Eles reconhecem que março e abril não meses de pico para a dengue, mas nunca o município chegou a este número.

Pedroti enfatizou que há um investimento alto do município na prevenção de dengue, imagina se não tivesse? Questionou ele. Estes valores poderiam ser investidos em outras áreas, defendeu.

Coronavírus

O boletim conta com 33 notificações, 29 descartadas e quatro seguem em investigação. O resultado é atribuído as ações de isolamento social. Dr. Pedroti apresentou os dados mundiais e defendeu que eles são suficientes para justificar as medidas. “Não é possível que diante de tudo o que o mundo está passando, não sejamos capazes de parar e refletir. Rever escolhas, caminhos e prioridades para a sua vida e da comunidade”.

“As políticas de isolamento social, elas têm um desconfortável paradoxo: quanto mais sucesso elas têm, mais parecerá que elas não eram necessárias”.

Ele alerta que as mortes podem ser um número, mas não para as famílias que estão vivendo esta dor. “É uma doença cruel, pois o sujeito interna (hospitaliza) e não pode ser acompanhado por um familiar, se vier a evoluir e ir a óbito não é possível se despedir, fazer um funeral, fazer o luto. Para nossa cultura isso é muito dolorido, pois o corpo é envolto e o caixão é lacrado, seguido de diversas restrições. Continuaremos lutando para que nossas famílias não tenham que passar por isso”, desabafou o médico.

Dr. Fernando Pedroti divulgou uma frase que recebeu em seu celular, sem revelar a autoria: “As políticas de isolamento social, elas têm um desconfortável paradoxo: quanto mais sucesso elas têm, mais parecerá que elas não eram necessárias”.

Antes a Secretária de Saúde já havia mencionado o desconforto das pessoas, por não poderem ver o vírus e retrucou. “Eu quero continuar não vendo”!

Sem nome %281144 x 250 px%29