1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Dois aplicativos inovadores de estudantes gaúchos são finalistas da 8ª edição do Campus Mobile

As soluções, que concorrem a uma viagem ao Vale do Silício, fazem parte das categorias Saúde e Educação

27/04/2020 - 18:30
Por Assessoria de Imprensa


O Rio Grande do Sul é representado por dois aplicativos finalistas da 8ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

O ALMA é um aplicativo que atua em conjunto a um hardware usado para facilitar o monitoramento em cirurgias de fístulas arteriovenosas, procedimento cirúrgico para interligar veias e artérias, aumentando com isso a pressão sanguínea em pacientes que fazem hemodiálise. A solução foi criada pelas estudantes Jaqueline Dahmer Steffenon, Márcia Cunha dos Santos e Carolina Rosa Kelsch, da Universidade do Vale do Rio do Sinos.

A tecnologia proposta tem como público-alvo pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, além de hospitais, clínicas e sistemas de saúde que podem vir a prover a tecnologia para seus pacientes.

Concorrendo na categoria de Educação, o aplicativo Mindland – A jornada do aprendizado tem como principal objetivo introduzir o conceito de pensamento computacional para crianças por meio de exercícios lógicos e matemáticos de maneira lúdica e interativa, buscando a preparação desses jovens para a resolução de problemas cotidianos de forma mais efetiva.

O app foi criado pelos estudantes Guiherme Piccoli, da PUC-RS, Saulo Gustavo Busetti, da Faculdade SENACRS, e Gustavo Igor Gonçalves Travassos, da Unisinos.

Oportunidade de conhecer o Vale do Silício – Cada aplicativo concorre com outros dois projetos em suas respectivas categorias do Campus Mobile. Ao todo são 18 projetos finalistas divididos em seis categorias: Saúde, Diversidade, Smart Cities, Smart Farms, Educação e Games. Os vencedores do concurso serão premiados pelo Instituto Claro com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do mundo. O resultado, com a indicação dos vencedores, será divulgado no mês de maio.  

Conheça todos os finalistas no portal https://www.institutonetclaroembratel.org.br/nossas-novidades/conheca-os-projetos-selecionados-para-a-8a-edicao-do-programa-campus-mobile/

Sem nome %281144 x 250 px%29