Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ECONOMIA

Compras online e personalizadas serão tendências de presentes para o Dia das Mães

Pesquisa aponta que 85% dos consumidores irão presentear na data apesar do Coronavírus

06/05/2020 - 11:15
Por Assessoria


Com grande representatividade no setor de consumo varejista, o período do Dia das Mães traz boas perspectivas para os pequenos negócios, mesmo diante da pandemia do Coronavírus: 85% dos filhos pretendem presentear suas mães no domingo, dia 10 de maio, de acordo com pesquisa recente Behup/Globo 2020. Desse total, a maioria (82%) considera comprar os presentes de forma online. Em 2019, o e-commerce brasileiro faturou R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães, a expectativa é que esse número cresça neste ano. Segundo o estudo da Behup, a explicação para o aumento das vendas está na importância da data diante do isolamento social, imposto pela Covid-19.

Muitas mães fazem parte do chamado grupo de risco, pessoas que estão mais suscetíveis ao vírus e devem permanecer em isolamento. Para 57% dos entrevistados, esse novo contexto social aumentou a importância da comemoração dessa data. Em relação aos presentes que serão escolhidos, os preferidos são: perfumes, roupas, chocolates, flores e acessórios. O gerente nacional de competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, vê um cenário favorável para as vendas no período.

“Independente do momento, é fundamental que as empresas percebam quais são as motivações dos clientes para realizarem suas compras. O Coronavírus não mudou a importância da demonstração de afeto com as mães, ao contrário, com o distanciamento essa experiência ganhou ainda mais relevância. O que mudou é a forma como esse presente pode ser adquirido e entregue. A comodidade e a segurança das compras online, sem dúvida, serão um diferencial para os pequenos negócios. Quem se preparar para isso sairá na frente”, afirma Rissete.

Além do investimento no setor de delivery, o gerente do Sebrae acredita que outras tendências se fortalecerão com as vendas no Dia das Mães.

“Oferecer flexibilidade na troca de produtos, estender o prazo, não cobrar valores de frete são algumas opções que se destacam no momento de decisão do cliente. Criar experiências novas, mimos e momentos especiais são iniciativas fáceis de implementar e que têm grande poder de fidelizar as mães. Comunicar os clientes sobre medidas de segurança que a empresa tem tomado, são mensagens e atitudes que mostram o que é realizado para combater o vírus”, indica Rissete.

A empresária Carolina Possani, fundadora do shopping online Aqui tem Opção, em Cascavel, já tem percebido um movimento significativo no acesso ao site, que oferece a possibilidade do consumidor escolher quais produtos vai comprar de fornecedores locais, com facilidade na entrega e no pagamento. Com a pandemia do Coronavírus, houve um aumento de 61% nos acessos no mês de abril de 2020, em comparação com o mês anterior. Deste total, 84,6% são novos visitantes, ou seja, pessoas que ainda não conheciam o site.

"O modelo de negócio do #AquitemOpção já prevê um aumento de busca por praticidade para comprar, mas com a pandemia, pudemos observar uma aceleração nesse comportamento. O consumidor cada vez mais valoriza conveniência, comodidade e eficiência e é isso que o lojista que está no Shopping Online de Cascavel poderá oferecer", afirma Carolina Possani, especialista em shopping center e fundadora do Aqui Tem Opção.

Para o Dia das Mães, o site está fazendo campanhas publicitárias nas redes sociais, dando diferentes opções de presentes para os mais variados perfis de mães, motivando o acesso às lojas do shopping online e a compra de presentes especiais.

Em Dois Vizinhos, Francieli Maróstica, proprietária de uma loja de confecções, também está usando as redes sociais para divulgar os produtos e o Whatsapp para vender. Com o isolamento social, ela oferece a possibilidade de entrega dos presentes às mães, no domingo de manhã.

“Os clientes escolhem as peças pelo Facebook ou Instagram, tiram as dúvidas nos grupos de Whatsapp que montamos e podem pagar com a maquininha de cartão de crédito. No caso da entrega do presente para as mães, no domingo, o pagamento é antecipado, via transferência bancária”, explica Francieli. A promoção do Dia das Mães tem ainda desconto de 50% no valor da segunda peça feminina.

A empresária Fernanda Garcia, que está à frente da Princess Boutique, loja multimarcas de roupas, calçados e acessórios femininos em Londrina, preparou promoções especiais para as clientes com o objetivo de fomentar as vendas para o Dia das Mães. Calçados e blusas de tricô estão com preços especiais.

“Tem dado certo. As pessoas estão gostando e temos vendido bastante presente para o Dia das Mães”, comemora. Ela conta que, quando precisou fechar as portas da loja, continuou com as postagens dos “looks” nas redes sociais e com as vendas via WhatsApp. “Estamos fazendo entregas grátis em Londrina. Não perdemos venda”, conta.

Para amenizar os efeitos da crise e os prejuízos com a loja fechada, Fernanda diz que negociou o pagamento do aluguel e de prazos com fornecedores. Também aproveitou o programa do Governo Federal para afastar, temporariamente, duas funcionárias. “Está dando para pagar as contas, mas não para gerar lucro”, afirma.

Para o Dia das Mães, a empresária diz que a expectativa é boa, principalmente porque há previsão de queda nas temperaturas no fim da semana na cidade. “Estamos com expectativa alta em relação às vendas dos nossos tricôs”, aponta.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px