A dez dias do término da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza está em andamento, Toledo está direcionando seus esforços na imunização de três grupos: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida, protegendo-os dos efeitos da chegada do frio na saúde respiratória. As doses estão sendo aplicadas em seis unidades básicas de saúde (UBS) distribuídas em todas as regiões da cidade: das 7h às 19h, nas UBS Central, Maracanã (Caic), Europa, Coopagro e São Francisco; e das 8h às 17h, na unidade do Jardim Paulista, com atendimento exclusivo para mulheres grávidas e puérperas.
A preocupação se justifica, pois os índices de cobertura vacinal destes públicos estão baixos: crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 37,71%; gestantes, 37,29%; puérperas, 64,03% - uma média de 38,26%, bem abaixo da meta de 90% estipulada pelas autoridades públicas da saúde brasileira e mundial. Em contraponto, idosos e profissionais da saúde compareceram em peso na primeira fase da campanha: 14.677 pessoas com mais de 60 anos (cobertura de 119,37% do público estimado) e profissionais da saúde (133,35%) foram imunizados.
O médico e porta-voz do Comitê de Operações de Emergência (COE), Fernando Pedrotti, faz um apelo para aos pais e principalmente às mães. “Por favor, não deixem de procurar uma destas unidades de saúde com a carteirinha de vacinas da criança ou o cartão do pré-natal da mamãe gestante ou puérpera. Estes locais possuem toda a segurança e proteção necessária contra o novo coronavírus. Nunca é demais lembrar que existe vida além e após esta pandemia”, salienta.
A vacina distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) garante defesas ao corpo contra três tipos mais comuns e agressivos em circulação no nosso país de Influenza, grupo de vírus causador da gripe e que pode desencadear problemas respiratórios mais sérios: “A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonal. “Com esta dose, as gestantes protegem a si mesmas e ao bebê em seu ventre. Mulheres que deram à luz recentemente vão ter e transmitir imunidade aos seus recém-nascidos por meio do leite materno. Pais e mães que levarem seus filhos para se vacinarem poderão ter um inverno com menos preocupações em relação à gripe. É bom para todos os envolvidos”, destaca Pedrotti. “Não negue aquilo que é um direito das crianças, o direito à saúde. Não negue a eles e a você mesmo a oportunidade de cuidar bem do seu filho, de prevenir doenças”, enfatiza.
Neste sábado (30), das 9h às 13h, as UBS Centro, São Francisco, Coopagro, Maracanã e Europa abrirão as portas exclusivamente para aplicarem doses da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. É a oportunidade de gestantes e pais de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos que trabalharam durante a semana se protegerem contra a gripe - puérperas também podem aproveitar a ocasião.
Demais públicos
A atual etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, que se encerra em 5 de junho, contempla ainda professores e adultos com idade de 55 a 59 anos. Além das UBS Central, Maracanã (Caic), Europa, Coopagro e São Francisco. Públicos das fases anteriores também podem ser imunizados: pessoas com deficiência, idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de forças de segurança e salvamento, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo - estes dois últimos públicos precisam comprovar, por meio de registro em carteira de trabalho, que exercem tais profissões.
Até a manhã desta terça-feira (26), 30.260 doses haviam sido aplicadas (83,78% do total previsto para Toledo), sendo 14.677 idosos com mais de 60 anos, 5.092 pessoas com doença crônica, 3.319 profissionais da saúde, 801 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, 575 gestantes, 311 profissionais da força de segurança e salvamento, 162 puérperas, 247 pessoas privadas de liberdade, 944 com idade entre 55 e 59 anos e 21 agentes do sistema prisional.