Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Toledo confirma mais quatro casos de Covid-19

A região Macrooeste se reúne nesta semana, ocupação de leitos é preocupante

01/06/2020 - 18:07
Por Redação


Autoridades em Vigilância Sanitária anunciaram nesta tarde mais quatro casos de infecção pelo Coronavírus. As pessoas apresentaram sintomas da Covid-19 e estão sendo monitoradas e encontram-se em bom estado de saúde. Até o momento Toledo tem 36 casos confirmados e só nesta segunda-feira foram coletados mais de 40 exames, totalizando 73 exames em análise.

Segundo o porta voz do COE, Dr. Fernando Pedrotti, uma característica nos casos positivos de Toledo é que a infecção tem ocorrido nos locais de trabalho e propagado no núcleo familiar.

O aumento de casos tem preocupado as autoridades, diversos com origem de contaminação comunitária. “Estamos numa curva ascendente de casos”, disse a Secretária de Saúde, Denise Liel.

Ocupação de leitos Covid-19

Na Regional de Toledo, nos Hospitais de referência para Covid-19 Moacir Micheleto, em Assis Chateaubriand, até as 12h desta segunda-feira (1), 50% dos leitos de enfermaria e 100% dos leitos de UTI estavam ocupados. No Hospital Bom Jesus, em Toledo os leitos de enfermaria tinham 12,5% de ocupação e na UTI este índice sobre para 50%.

Na região Oeste, a média de ocupação dos leitos de enfermaria era 38,4% e UTI 61,54%.  “Vamos participar de uma reunião regional, na quarta-feira, em Cascavel da Macrooeste, pois somos uma rede de serviços e precisamos ter medidas coletivas”.

A Lei Estadual 20.189, de 28 de Abril que torna obrigatório o uso de máscara, não está sendo observada por todas as pessoas, aumentando o risco de infecção. “Vamos nomear servidores com autoridade sanitária para formar uma comissão de fiscalização”, anunciou Denise Liel e complementou que a adesão ao uso da máscara devia ser voluntária, mas nos casos do não uso ou uso inadequado, serão fiscalizados.

A orientação segue sendo de isolamento social, sempre que possível, mas reuniões de família ou amigos estão proibidas. E em caso suspeito de contaminação, a pessoa deve se manter em casa e em isolamento. “Não cumprir o isolamento é crime contra a saúde pública. Em Toledo, 33 pessoas foram denunciadas para o Ministério Público, para responderem pelos seus atos”, disse Pedrotti.

 

 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px