As autoridades em Vigilância Sanitária, nesta segunda-feira, anunciaram mais 14 casos – sete homens, com idade média entre 23 e 59 anos e sete mulheres com idade entre 21 e 40 anos. O óbito é um homem com 59 anos de idade, morador do interior de Toledo. Outros 167 pessoas aguardam resultado dos seus exames.
O histórico de contaminação é crescente, numa semana, Toledo aumentou em 238% o número de casos. A ocupação de leitos no Hospital Moacir Micheletto é 100% e o Hospital Bom Jesus é de 68,75%, ou seja, a ocupação média de leitos de UTI é 83,33%. “Percebemos que a ocupação de leitos de UTI é maior do que os leitos de enfermaria. Quando a doença evolui e precisa internação hospitalar vai direto para UTI. O caminho é prevenir, manter o isolamento social, manter a higienização, o uso de máscara, a hidratação e boa alimentação”, orientou a secretária de Saúde, Denise Liel.
Mais cedo, as autoridades em Vigilância Sanitária de Cascavel anunciaram a expectativa de receber 24 novos leitos de UTI. Em relação a recomendação de fechamento do comércio do Ministério Público Federal o secretário de Saúde de Cascavel disse que a única possibilidade do comércio fechar totalmente, somente se for uma ação em toda a Macrorregião Oeste.
No Decreto 826 de Toledo não prevê o fechamento do comércio, mas uma intensificação na fiscalização das normas estabelecidas.
Restaurantes tiveram horários alterados com funcionamento e atendimento ao público limitado aos seguintes horários: entre as 11h e as 14 h e entre as 18h e as 22h, devendo os atendimentos ser encerrados ao término de cada um daqueles horários; Os bares e lanchonetes só poderão atender na modalidade de delivery. Academias, praças e parques serão fechados. Lojas de Conveniência não poderão ter consumo no local.
Fica proibido missas e cultos, assembleias coletivas. O `Decreto segue o decreto estadual que só autoriza atendimento religioso individualizado e familiar.
TOQUE DE RECOLHER
Outra medida adota é o toque de recolher onde não será permitida a circulação de pedestres e a permanência de pessoas em vias e logradouros públicos no Município de Toledo no período das 22h de um dia às 6h do dia seguinte, salvo para deslocamento ao trabalho e retorno ou para busca de atendimento médico e farmacêutico, mediante comprovação.
As novas medidas entram em vigor nesta terça-feira (9) e deve vigorar por 15 dias.