A Pandemia de Coronavírus acelerou no Paraná com 8.457 casos e 280 óbitos. Toledo confirmou, nesta sexta-feira (12), 25 novos casos de Covid-19. A Região Macro Oeste, às 14h de hoje, atingiu 71% da ocupação dos leitos de UTI, nos Hospitais referência da 20ª Regional de Saúde de Toledo os números são ainda piores, na média 83,33% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva.
Mais cedo o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto alertou que o sistema de saúde pode colapsar se a curva continuar neste ritmo de crescimento e que, o isolamento social será fator decisivo para se evitar o lockdown em algumas regiões do Paraná.
Entre os 25 novos casos confirmados em Toledo, quinze são do sexo masculino com idades entre 19 a 74 anos e 10 femininos, com idade entre 30 a 68 anos.
Em Cascavel, segundo o Boletim da Prefeitura de Cascavel, já são 1089 casos de Covid-19 confirmados. E uma atualização no final da tarde pelo HUOP apontava que dos 20 leitos de UTI, 17 estavam ocupados e mais duas transferências eram aguardadas, restando apenas um leito.
A Secretária de Saúde, Denise Liel já vinha alertando que, caso a ocupação de leitos de UTI na Região Macro Oeste atingisse 70% seria necessário medidas mais duras em relação ao isolamento social. Até o fechamento desta matéria, ainda não foi possível ter acesso à informação se o município terá uma nova diretriz ou não.
Considerando o pronunciamento do Secretário Beto Preto e a atuação do Ministério Público do Paraná que pede a revisão de critérios de isolamento social, como medida de preservação da vida e proteção para não colapsar o sistema de saúde, aguarda-se um pronunciamento do COE.
Na quinta-feira (11), o Mapa Brasileiro de Isolamento Social da Inloco, apontava o Paraná, em pleno feriado, com 45,7% de isolamento.