Em 24 horas Toledo registrou 50 novos casos, 56 recuperados, 342 duas pessoas aguardando o resultado do exame e a confirmação do quarto óbito e o quinto considerado suspeito. O óbito confirmado é um homem com 45 anos e o suspeito é um idoso de 71 anos. O primeiro apresentou os primeiros sintomas no dia 1º de junho quando foi realizada a coleta de exame RT-PCR. Devido ao agravamento do quadro clínico, ele foi transferido para a ala COVID da HOESP, naquela mesma data, onde permaneceu internado na UTI onde veio a falecer.
O caso do idoso, a primeira informação repassada pela Secom, era como o quinto óbito confirmado, na sequência anunciaram como caso suspeito. E divulgaram a seguinte nota:
"Óbito de paciente suspeito para a COVID-19.
No final da tarde de hoje tivemos registro de um óbito de paciente masculino, 71 anos, o qual foi atendido no último dia 14 de junho no Pronto Atendimento Municipal. Referiu haver apresentado início dos sintomas há cerca de dez dias, sendo submetido a exames e coleta de RT-PCR, pela suspeita da COVID-19. Devido à sua evolução foi transferido para a ala COVID da HOESP em 16/06/2020, onde permaneceu internado até a presente data, em leito de UTI.
Aguardamos o resultado do exame de RT-PCR e manifestamos profundo pesar e condolências a seus familiares e amigos."
Na vizinha Cascavel são 1.617 casos confirmados, destes 1.074 são considerados recuperados e, 27 pessoas foram a óbito. Cada dia o sistema tem ampliado o número de leitos de UTI, mas a ocupação na 20ª. Regional é de 96,15%, enquanto a Macro Oeste, com 14 novos leitos, ainda registra 74,74% de ocupação.
A 20ª Regional de Saúde registrou na manhã desta quinta-feira (18), 96,15% de ocupação dos leitos de UTI nos Hospitais de referência para a Regional, sendo que o HOESP (Hospital Bom Jesus), dos 12 leitos disponíveis, todos estavam ocupados e o Hospital Moacir Micheletto de 14 leitos de UTI disponíveis, 13 já estavam ocupados.
Se a análise for para a Macro Região Oeste a média vem para 74,74% de ocupação. Dos 95 leitos disponíveis nas cinco regionais de saúde, incluindo os 14 novos leitos de UTI disponibilizados ontem, no Hospital de Retaguarda de Cascavel e menos quatro leitos da UTI do Hospital Bom Jesus que estão em manutenção, a Macro Oeste tem 95 leitos e destes 71 ocupados.
Olhar apenas para o número diário de ocupação de leitos, pode dar a falsa impressão de estabilidade no quadro, pois recentemente o HOUP de Cascavel recebeu 10 novos leitos de UTI, em pouco tempo estavam 100% ocupados. O Hospital de Retaguarda de Cascavel recebeu ontem 14 novos leitos e em 24horas 35,71% deles, já estavam ocupados.
Novas Medidas
O Ministério Público estabeleceu diálogo com o Poder Executivo para que medidas mais severas sejam implementadas considerando o crescente percentual de internações em UTI e, objetivando a preservação do sistema de saúde.
Na quarta-feira (14) a Amop realizou uma reunião com os prefeitos da Região, que definiram buscar mais leitos junto ao Governo do Estado, ampliação de campanhas de conscientização e algumas medidas de restrição da circulação. O objetivo dos prefeitos é evitar o lockdown.
O prefeito Lúcio de Marchi participou da reunião com os prefeitos, mas até o fechamento desta matéria, não tinha informações sobre novas medidas.