Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Parcial de testes na BRF aponta 280 casos de Covid-19

Mais de sete mil trabalhadores foram testados, a 20ª Regional de Saúde não soube informar quanto representa este número no total de testes

26/06/2020 - 19:27
Por Redação


Segundo o Chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, a Companhia ainda está notificando os casos no Sistema, mas até o momento há 280 casos. “Eles estão notificando todos os exames e nem todos são confirmados. Os confirmados (em PCR) serão inseridos no boletim do Estado. A Regional de Saúde e a Secretaria estão acompanhando os números para que, mediante a quantidade positivada possa tomar as posições em relação ao todo, porém estamos acompanhando como estão os cuidados dentro da empresa”, adiantou Locatelli.

O Chefe da 20ª Regional de Saúde disse que a empresa está realizando a contraprova dos testes rápidos, por meio do teste de PCR. Segundo ele, o MPT está acompanhando todo o processo e o isolamento dos casos positivos é acompanhado pelo município.

Alberi Locatelli disse que não tinha como informar quanto por cento os 280 casos representavam dos 7 mil testes e nem até que data estes casos foram testados. “Nós não temos o dia exato, mas faz alguns, entramos em contato e hoje colocaram (a empresa) mais pessoas para digitar as fichas”. Quanto a representatividade dos testes Alberi Locatelli disse: “Não tenho está informação no momento”.

A BRF declarou que concluiu na quinta-feira (25), a testagem realizada em seus colaboradores da unidade de Toledo e agora aguarda os resultados finais. Disse ainda que, segue todos os protocolos de segurança definidos pelas as autoridades sanitárias e que preza pela saúde de seus colaboradores, mas que não falará sobre os números. “Em respeito à privacidade de seus funcionários e familiares, a BRF divulga os casos de testes positivos para a Covid-19 apenas às autoridades competentes. Os colaboradores nesta situação são afastados imediatamente de suas funções, recebem o tratamento adequado e são acompanhados pela área de Saúde Ocupacional da empresa até sua total recuperação”.

Em maio deste ano, a imprensa nacional, divulgou o resultado de testes rápidos e as contraprovas, pelo teste RT-PCR, da unidade de Concórdia (SC) e Lajeado (RS), creditando os números a pronunciamento oficial da empresa.

O Chefe da 20ª Regional de Saúde declarou que o município de Toledo está acompanhando o processo e a 20ª Regional de Saúde esteve na Empresa em alguns momentos, para verificar se a testagem estava ocorrendo dentro dos padrões.

Considerando que há um descompasso entre o Boletim da Sesa e os municipais, em tempo e metodologias, não foi possível apurar, se estes números estão sendo diluídos ou não nos boletins municipais. Uma informação que deve ser ainda comunicada pelas autoridades em vigilância sanitária.

Em Toledo, nesta sexta-feira (26), foram anunciados 54 novos casos de Covid-19, totalizando 1095 casos. Destes, o município declara que 371 casos são considerados recuperados. Foram registrados até o momento 11 óbitos e um segue em investigação. E 535 pessoas fizeram o teste para Covid-19 e aguardam o resultado.

Leitos

Os hospitais referência para Covid-19, na 20ª Regional de Saúde registraram 88,46% de ocupação dos leitos de UTI e 45,45% em enfermaria. Considerando a Macrorregião Oeste, a ocupação foi de 86% nos leitos de UTI e 49% na enfermaria. E leitos em UTI pediátrica para esta Macrorregião a ocupação é de 50%.

Sem nome %281144 x 250 px%29