1144x150 %284%29

SAÚDE

Cartilha orienta idosos a manter prática de exercícios em isolamento social

O trabalho foi desenvolvido durante a disciplina: Adaptação do Sistema Músculo Esquelético ao Exercício Físico, de pós-doc

21/07/2020 - 14:59
Por Assessoria


Uma iniciativa de pesquisadores juntamente com a  professora doutora, Lucinéia Chasko Ribeiro, docente do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sob orientação da Phd Anna Raquel Silveira Gomes,  professora do Programa de pós-graduação em Educação Física da  Universidade Federal do Paraná (UFPR), é um recurso a mais para facilitar a vida dos idosos nesses tempos de pandemia do novo coronavírus.  

Trata-se da cartilha “Dicas de Exercícios para Idosos durante o isolamento Social", um dos resultados do estágio de pós-doc, durante a disciplina: Adaptação do Sistema Músculo Esquelético ao Exercício Físico. “O envelhecimento e o imobilismo causam alterações no músculo que levam à atrofia e diminuição da força, que podem causar o surgimento de outras doenças e aumentar o risco de quedas e disfunções musculoesqueléticas”, elucida.

Com a cartilha os idosos podem seguir orientações corretas e serem guiados a como realizarem suas atividades. As pessoas com mais de 60 anos estão no grupo de risco à Covid 19. “A rotina de exercícios, principalmente as realizadas ao ar livre como as caminhadas, tendem a diminuir com o isolamento social”, frisa a pesquisadora.

Lucineia explica que o objetivo da cartilha é também incentivar os idosos a não paralisarem suas atividades, nesta época de isolamento social. A pesquisadora diz que o trabalho tem como propósito incentivar a prática de exercícios no âmbito domiciliar, já que manter-se ativo é fundamental para  a saúde do idoso. “A cartilha é um guia de exercícios físicos de fácil execução e que podem ser realizados em qualquer ambiente doméstico”.

O estágio pós-doutoral termina no próximo mês e está em andamento uma pesquisa com animais experimentais, com enfoque na ação dos exercícios físicos nos efeitos do envelhecimento do sistema músculo esquelético.

Depois do estágio concluído, as pesquisas terão continuidade na Unioeste, Campus de Cascavel, vinculadas às orientações do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde. Além das duas pesquisadoras mencionadas, também participaram Matheus Felipe Zazula, mestrando do Programa de Biologia Celular e Molecular UFPR e Vinícius da Silva Porto, da área Disign Gráfico. A cartilha pode ser acessa no link https://www.unioeste.br/portal/arq/files/cnu/CartilhaFinal-Unioeste.pdf

Benefício

A prática de exercício físico regular contribui para a manutenção do desempenho físico-funcional dos idosos, além de auxiliar no controle de fatores de risco para diversas doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

A Organização mundial da Saúde – OMS, recomenda a realização de no mínimo 150 minutos de exercícios semanalmente, sendo distribuídos pelo menos 3 X na semana; também é importante realizar programas de exercícios que contenham diferentes modalidades, como fortalecimento e alongamento, mais indicados para a terceira idade, O exercício físico estimula o corpo e a mente melhorando a função cognitiva e de memória.

Sem nome %281144 x 250 px%29