A dissonância entre a ocorrência do óbito e a divulgação se deve aos processos burocráticos exigidos. “Quando não ocorre no mesmo município tende a demorar um pouco mais. Uma vez recebida a via da Declaração de Óbito por parte da Epidemiologia é realizado o registro no Sistema de Informações sobre Mortalidade (S.I.M.), sistema este que é do Ministério da Saúde”, esclareceu Dr. Fernando Pedrotti.
Caso 1
Um homem de 84 anos, que teve diagnóstico, internamento e evolução para óbito em Cascavel. Ele faleceu no dia 06 de julho e a declaração de óbito chegou nesta semana uma vez que tal óbito havia sido inicialmente computado para Cascavel e houve a transferência do mesmo para Toledo.
Caso 2
O homem de 85 anos fez a coleta de exame em 19/07/2020 e estava internado em leito de UTI, evoluindo para óbito em 13/08/2020, no final da tarde.
Caso 3 e 4
Anunciados hoje pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), os óbitos de dois pacientes com exame positivo para Sars-CoV-2. Os pacientes, de 85 e 79 anos eram moradores de Toledo. O exame que confirma a doença foi entregue pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen).
Caso 5
Segundo Pedrotti, este quinto caso, ainda não foi lançado para o município, que é uma mulher de 72 anos, que morreu no dia 12 de agosto, no Hospital São Lucas. Se considerar este caso, já totalizam 36 óbitos.
Incidência casos
No início da semana, a SMS advertiu para o contágio do vírus entre a população maior de 60 anos, que não houve redução e representa 2/3 das internações e dos óbitos. Ontem (13), Toledo confirmou 75 novos casos, quase três vezes mais a média dos últimos dias. A taxa de ocupação de leitos que tinha caído consideravelmente voltou a crescer: 64,29% dos leitos de enfermaria do Hospital Moacir Micheletto, nenhuma internação nestes leitos no Hospital Bom Jesus, já nas Unidade de Terapia Intensiva, a média de ocupação entre os dois hospitais é de 42,11%.
No boletim epidemiológico desta sexta-feira (14), foram anunciados 14 novos casos, 4 óbitos, 202 exames seguem em análise. Pela estatística do município são 3454 casos desde o início da pandemia e 3083 considerados recuperados.
As autoridades sanitárias orientam: “Fiquem em casa se puderem. Caso seja preciso sair de casa, usem máscara, mantenham distância mínima de 1,5m de outras pessoas e evitem aglomerações. Não se esqueçam de lavar sempre as mãos e passar álcool em gel, e demais medidas definidas em decreto para controle da propagação do novo coronavírus na cidade.