1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Toledo registra 63 novos casos de Covid-19 e dois óbitos, nesta terça

O aumento de casos está relacionado a maior circulação de pessoas

25/08/2020 - 18:20
Por Redação


Toda a ação, uma reação – no caso a ação é a maior circulação de pessoas e a reação é a escalada da curva de contágio do coronavírus e, consequentemente, mais pessoas adoecem e, infelizmente, maior incidência de óbitos, só nesta terça-feira (25), mais duas pessoas perderam a vida para a Covid-19.

Para o porta voz do Centro de Operações Emergenciais – COE, Dr. Fernando Pedrotti o aumento no número de casos está diretamente relacionado ao comportamento social. “A partir do momento que você tem a flexibilização, corre-se o risco de aumentar a circulação de pessoas e, consequentemente, aumentar a circulação e a transmissão do vírus. Outro fator é que, parte das pessoas passou a compreender que a redução no número de casos significava o retorno à vida normal, mas estamos muito longe disso! Não podemos e não temos que retornar a vida normal”.

Para o médico o aumento no número de casos também reflete a maior circulação para o Dia dos Pais. “Os reflexos acabam aparecendo! As pessoas precisam compreender que o risco se mantém e, consequentemente, a necessidade dos cuidados também se mantém. Ficar em casa e se for imperativo sair, evite aglomerações, evite os locais que não tenham ventilação adequada, usem máscara, mantenham a higiene das mãos e, de uma forma muito especial, evitem visitas sociais e familiares! Evitem situações que possam levar a um maior risco de contaminação e de contágio pelo vírus”, orienta Pedrotti.

Toledo se mantém em bandeira laranja, com risco moderado, segundo Dr. Fernando Pedrotti. Caso evolua para bandeira vermelha, segundo o protocolo, outras medidas deverão ser tomadas.

Óbitos

Nesta terça-feira foi registrado óbito de duas mulheres por Covi-19. A paciente, de 81 anos, que foi atendida em serviço de urgência e emergência em 09 de agosto, com histórico de início de sintomas em 07 de agosto. Coletou exame de RT-PCR naquela data, sendo transferida para leito de UTI, onde recebeu tratamento, evoluindo para óbito na tarde de hoje (25).

A segunda morte aconteceu no final da tarde de ontem (24), uma mulher de 50 anos, que se encontrava internada desde 25 de julho e estava em leito de UTI desde 27 do mesmo mês.

Atenção Médica

Pacientes com sintomas leves de síndrome gripal (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros), devem procurar após contato com TeleCorona, pessoas com quadros respiratórios leves são orientadas a se dirigirem às unidades dos bairros Panorama, Santa Clara e Cosmos.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, as UBS dos bairros Santa Clara e Cosmos estão atendendo somente pessoas com este quadro. A unidade do Panorama também realiza este tipo de suporte em todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados), também das 7h às 19h.

TeleCorona

Antes de se dirigir a estes pontos de referência, é fundamental que as pessoas que se encontram nesta situação disquem para o TeleCorona - (45) 3055-8872. No outro lado da linha, uma equipe de médicos avalia se é necessário buscar atendimento - e, caso precise, onde fazê-lo. 


Casos moderados estão sendo encaminhados para os leitos de enfermaria do Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes (adulto), na Grande Pioneiro, ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha (crianças de até 12 anos), na Vila Becker. Conforme definição médica, pacientes com quadros mais graves são internados em leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) nos hospitais que integram a Macrorregional Oeste, rede da qual o Hospital Bom Jesus faz parte. 

Paraná mais de 3 mil mortes

O Estado soma agora 119.240 casos e 3.024 mortes em decorrência da doença.  Sendo que 1.092 pacientes estão internados com diagnóstico confirmado de Covid-19: 879 estão em leitos SUS (405 em UTI e 474 em leitos clínicos/enfermaria) e 213 em leitos da rede particular (72 em UTI e 141 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.049 pacientes internados, 521 em leitos UTI e 528 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

A secretaria estadual informa a morte de mais 51 pacientes residentes no Estado. Todos estavam internados. São 17 mulheres e 34 homens com idades que variam de 45 a 101 anos. Os óbitos ocorreram entre 02 e 25 de agosto.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29