1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Biopark doa área e formaliza intenção de novos cursos com a UTFPR

O objetivo é fomentar laços entre o desenvolvimento, educação, empreendedorismo e inovação

02/09/2020 - 23:56
Por Redação


Biopark formalizou nesta quarta-feira (2), a doação de uma área de 37.375 m² para a instalação de um Complexo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. A cooperação entre as duas instituições foi denominada UTFBio e o seu propósito é criar um centro de excelência de pesquisas em biociências, com base em seis núcleos temáticos: Bioeletrônica, Bioinformática, Bioestatística, Biotecnologia e Biomateriais, Manufatura Aditiva e Empreendedorismo.

O Presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, destacou os propósitos do P­­arque e as parcerias que visam fomentar o desenvolvimento e inovação. “Precisamos formar pessoas em Tecnologia da Informação, há um déficit de profissionais. Mas para isso precisamos repensar como os formamos. A Google forma pessoas em seis meses e estes profissionais estão nas empresas de ponta, e isso precisa acontecer aqui. Ensino, empreendedorismo e inovação devem andar juntos. E ainda, não podemos deixar estas pessoas irem embora, precisamos manter estes cérebros no Brasil”, defendeu o Presidente do Biopark.

O Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, o prof. Douglas Paulo Bertrand Renaux relembrou o momento que conheceu a proposta de criação do Biopark. “Me recordo quando nos foi apresentado a sua maquete, algo que nos impressionou muito. E neste momento, estamos vivendo a oportunidade de presenciar a concretização de uma parte dessa parceria. O Biopark, mesmo no início de operação, já tem renome nacional. Em todos os eventos que tenho participado, ele é citado como um parque tecnológico privado de grande sucesso. É uma honra para a UTFPR participar deste processo”.

Para o Reitor da UTFPR, Professor Luiz Alberto Pilatti, enfatizou que a parceria é sinal de um novo tempo para o desenvolvimento do Brasil e, iniciativas como as do Biopark são exemplos e vão ao encontro no propósito da Universidade que é baseado na pesquisa, ensino e extensão.

Conforme o Contrato de doação, a UTFPR deve iniciar a edificação do primeiro bloco em 2022, transferindo as atividades letivas já em andamento para a edificação assim que esse estiver finalizado.  Atualmente a Universidade mantém em parceria com o Biopark o Mestrado Profissional em Tecnologias em Biociências (PPGBio) e possui no Empreendimento um laboratório que desenvolve pesquisas na área de Manufatura Aditiva.

Além do Contrato de Doação, foi apresentado um Protocolo de Intenções para a implantação de cursos na área da Tecnologia da Informação, sendo que o primeiro deles, uma pós-graduação na área de Ciência de Dados e Inteligência Competitiva, deve iniciar em março de 2021. “O Biopark tem uma capacidade fantástica de reter os cérebros da região. Para isso, nos propomos a dar condições para que as pessoas fiquem aqui. A doação que anunciamos hoje, é mais um importante passo para esse objetivo”, ressalta Donaduzzi.

Fundado em 2016, o Biopark já conta com mais de 70 negócios gerando aproximadamente 300 empregos diretos. Além disso, os investimentos no Empreendimento somam mais R$ 300 milhões, entre eles, um Centro de Distribuição de Medicamentos da Prati-Donaduzzi, que já está com as obras avançadas, e um Complexo Hospitalar do Grupo Sempre Vida.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29