1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo registra a 50ª morte por Covid-19

No segundo dia da semana epidemiológica o município já tem 110 novos casos e mais uma morte

07/09/2020 - 19:21
Por Redação


Nesta segunda-feira (7), Toledo registrou a 50ª morte por Covid-19 e 63 novos casos da doença. Entre domingo e segunda somam 110 casos, quase um terço dos 404 casos, registrados em sete dias da Semana Epidemiológica anterior. O crescimento de casos pode ser observado também pelo comparativo de novos casos nesta Semana Epidemiológica que está em 110, contra o número de casos recuperados que é 58.

Desde o início da Pandemia, Toledo já registrou 4582 casos, destes 680 são considerados ativos, contra 583 na outra segunda-feira (31/08).  Ainda aguardam resultado de exames 244 casos.

A prefeitura divulgou hoje a 50ª morte, um idoso de 84 anos que teve o início dos sintomas no dia 30 de agosto e internado em leito de UTI, com teste RT-PCR positivo no dia 2 de setembro, evoluindo para óbito na manhã de domingo.

É esperado para esta terça-feira (8), uma avaliação da Semana Epidemiológica, uma vez que nos últimos 14 dias, segundo o porta voz do COE, Dr. Fernando Pedrotti, os números são preocupantes.

 

Opinião

Recentemente o município de Toledo flexibilizou outras atividades econômicas, entre elas formaturas e casamentos. A realidade das ruas diz muitos sobre os números divulgados diariamente.  A flexibilização de algumas atividades recreativas e/ou sociais não são educativas do ponto de vista da sensibilização das pessoas para o distanciamento social, para não realização de encontros familiares, ou ainda, para as não aglomerações em locais públicos.

Apostar em poucos setores, como por exemplo na Educação, no controle da Pandemia é uma aposta arriscada. A sociedade é mediada pelo estado, portanto, quando as decisões individuais trazem prejuízos à coletividade, sobretudo às populações mais frágeis como os idosos, ou ainda, retardam o achatamento da curva, mantendo em alta o número de casos e óbitos, fazendo famílias chorarem e punindo setores econômicos... É hora do Estado agir.

Setores de entretenimento e educação também geram emprego e riquezas, e talvez, são os que mais registram prejuízos, mas também pela natureza de suas atividades, podem propagar ainda mais o vírus, portanto, eles também precisam da ação do Estado.

Não é fácil gerir uma Pandemia, são muitas dores! Porém as ações  devem ser pautadas pelo conhecimento científico, coerência e o bom senso.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29