1144x150 %284%29

SAÚDE

O bruxismo deve ser diagnosticado na primeira infância

O diagnóstico precoce evita problemas no desenvolvimento fisiológico infantil

10/09/2020 - 11:46
Por Redação


Você já acordou com o ranger dos dentes do seu filho? Isso pode ser bruxismo! O bruxismo é o ranger ou apertar dos dentes e pode ocorrer durante o sono ou em vigília – quando a criança está acordada. No bruxismo do sono essas atividades são desencadeadas por alterações do sistema nervoso central. A odontopediatra e especialista em ortopedia funcional, Dra. Mônica Takemura, da Clínica Odontológica Odonto Saúde alerta que, o diagnóstico precoce é fundamental para o bom desenvolvimento fisiológico infantil.

O bruxismo do sono, na infância ocorre em 14% a 38% da população, a tendência é que essa frequência diminua com a idade. Já o bruxismo em vigília – a frequência é maior entre adultos. “Durante o dia, a situação mais comum é o apertamento dentário e, em raras situações, o ranger dos dentes. Durante o sono, tanto o apertar como o ranger são situações comuns e os ruídos fortes são frequentes”, esclarece a Dra. Mônica Takemura.

Alguns fatores que predispõem ao bruxismo podem ser fatores locais (contatos prematuros, interferências oclusais); fatores sistêmicos (indivíduos portadores de asma ou rinite; fatores psicológicos (estresse, ansiedade); e fatores hereditários. “O bruxismo pode ainda estar relacionado a distúrbios do sono ou a parassomias, fenômenos que ocorrem exclusivamente durante o sono e associados a graus diferentes de excitação (enurese noturna, falar dormindo, sono agitado)”.

O diagnóstico do bruxismo na primeira infância é baseado na história clínica e em relato dos pais. “A princípio, o bruxismo pode causar dores de cabeça, dores de ouvido, dores faciais e problemas na articulação temporomandibular. É importante saber se as crianças têm essa condição, mesmo se ainda estiverem com os dentes de leite, para evitar o agravamento das consequências geradas por esse hábito ao crescimento e ao desenvolvimento fisiológico infantil”, alerta a odontopediatra e especialista em ortopedia funcional.

Outras manifestações do bruxismo é o aumento do tônus muscular, resistência à manipulação da mandíbula, hipertrofia compensatória, sensação de cansaço muscular ao acordar, e contração espontânea da musculatura da face.

Tratamento

A placa de mordida em acrílico continua sendo o tratamento indicado, desde que o acompanhamento pelo profissional seja constante, para monitorar os contatos prematuros, as articulações mandibulares e interferências dentárias. ”O tratamento do bruxismo deve ser multidisciplinar, envolvendo profissionais como pediatras, psicólogos, odontopediatras e otorrinolaringologistas, orienta a odontopediatra e especialista em ortopedia funcional, Dra. Mônica Takemura”.

Sem nome %281144 x 250 px%29