Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Campanha Nacional de Vacinação contra pólio encerra nesta sexta

Doses que ainda faltam na carteirinha também estão sendo aplicadas pelas equipes de 20 unidades de saúde de Toledo; até o momento, cobertura vacinal é de 65.20%

27/10/2020 - 17:33
Por Assessoria


Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para crianças com idade entre 1 e 4 anos receberem a dose da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, doença contagiosa pelo poliovírus e provoca em crianças paralisia dos membros, geralmente os inferiores. Desde o começo da campanha, em 28 de setembro, até o começo da tarde desta terça-feira (27), 4.371 das 6.704 pessoas desta faixa etária foram imunizadas em Toledo, 65,20% do total - a meta é 95%. 

A secretária de Saúde, Denise Liell, destaca a importância de as crianças se vacinarem contra a pólio. “Há 40 anos não há registros da pólio nas Américas, tornando nosso continente em área livre da poliomielite. Porém, há casos ainda em outros continentes e precisamos imunizar nossas crianças, pois o novo coronavírus deixou bem clara a situação de que um problema no outro lado do mundo pode chegar a nós em questão de poucos dias”, avalia.

As equipes das unidades de saúde dos bairros São Francisco, Alto Panorama, Bressan, Europa, Concórdia, Maracanã, Porto Alegre, Industrial, Coopagro, Centro e Paulista, e dos distritos de Concórdia do Oeste, Novo Sarandi, Vila Nova, Boa Vista, Dez de Maio, São Luiz do Oeste, Dois Irmãos, Vila Ipiranga e Novo Sobradinho estão preparadas para aplicar, durante o horário normal de funcionamento, a vacina contra a poliomielite. “Temos um protocolo sanitário de prevenção à Covid-19 bastante rigoroso, discutido com a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica, garantindo total segurança de quem for em busca das doses, com disponibilidade de álcool em gel na entrada, manutenção de distância mínima entre as pessoas e a exigência do uso da máscara de todos que estiverem nestes locais”, assegura Denise.

Além de vacinas contra a pólio, estas unidades também estão realizando, especialmente para pessoas com até 15 anos de idade, a atualização da carteira de vacinação, distribuindo 14 tipos de vacinas - como a pentavalente, a tríplice viral e as contra sarampo, meningite meningocócica ou HPV - até o momento, 8.200 crianças e adolescentes passaram por este procedimento. “É importante que os pais não se esqueçam de levar a carteirinha para que as equipes possam vacinar seus filhos contra estas doenças transmissíveis que são perfeitamente evitáveis”, salienta Denise.

 

Anuncio gene 2