1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

DIREITOS HUMANOS

Neiab promove a XIV Semana Afro-Brasileira

Este ano será discutido aprovação de cotas sociais no vestibular da UEM e os desafios futuros

16/11/2020 - 15:58
Por Assessoria de Imprensa


O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da Universidade Estadual de Maringá promove, nos dias 25 e 26 de novembro, às 19h, a XIV Semana Afro-Brasileira, que este ano tem como tema ‘Um ano de aprovação das cotas raciais na UEM: desafios futuros’.

Considerando que em 20 de novembro de 2019, Dia Nacional da Consciência Negra, a UEM aprovou em plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) cotas para negros em seus vestibulares, o evento vem a discutir os desafios a serem enfrentados pela universidade e pelos cotistas.

A política de cotas se configura como uma ação afirmativa que está em debate no Brasil há quase duas décadas. “No cenário nacional ela (cotas para negros) tem como objetivo uma maior inserção de pessoas negras (pretas e pardas) no ensino superior e geralmente se configura como reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos sociais historicamente excluídos por causa de sua raça, cor e/ou etnia”, explica Delton Aparecido Felipe, Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CoNNEABS) Região Sul.

Cotas na UEM

Na UEM a política de cotas para negros é composta na reserva de 20% das vagas dos vestibulares, divididas em duas categorias: a primeira é a Cotas para Negros Social que se configura como a reserva de 15% das vagas para alunos negros que também atenda os critérios das cotas sociais; a segunda é cotas para negros se configura como a reserva de 5% das vagas independente do ganho familiar, trajetória escolar e/ou patrimônio.

Aparecido Felipe lembra que pode concorrer a estas cotas pessoas que se declaram pertencente ao grupo racial negro, considerando a classificação de cor ou raça empregada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lembrando que para garantir que o público alvo dessa política seja realmente contemplado, toda a documentação e a condição autodeclarada pelo candidato será avaliada pela Comissão de Heteroidentificação e Comissão de Verificação instituída pela UEM. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de novembro por meio desse link.

Confira a programação:

Mesa 1 – Quarta-feira (25) às 19h

Tema – Cotas raciais nas universidades Públicas: Cenários e desafios

Palestrantes –Joana Passos – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Francy Mary Back – Universidade Federal de São Carlos  (UFSCAR)

Mediação – Marivânia Araújo Conceição – UEM

 

Mesa 2 – Quinta-feira (26) às 19h

Tema - Cotas raciais nas Universidades: Políticas de acolhimento, permanência e mudanças curriculares.

Palestrante – Maria Nilza da Silva – Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Luiz Mello– Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mediação –Delton Felipe – UEM

 

 

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29