1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

MCTI apresenta nova agenda para Cidades Inteligentes no país

Na estreia do RCD Cidades, nesta quarta-feira, coordenadora-Geral de Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações fala sobre os objetivos que devem nortear o planejamento dos municípios em 2021

19/11/2020 - 14:48
Por Assessoria de Imprensa


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) deve lançar em dezembro, em parceria com outros ministérios e instituições, a Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes, documento que apresenta uma agenda pública  para investimentos em tecnologia e inovação nos municípios a partir de 2021. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (18), pela coordenadora-Geral de Transformação Digital do MCTI, Eliana Emediato, durante a estreia do RCD Cidades, o novo programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor da RCD, José Marinho.

As ações de conectividade, indústria 4.0 e internet das coisas em andamento no MCTI foram os principais temas tratados na estreia do programa que foi ao ar na TVRCD, o canal oficial da RCD no YouTube. Segundo a coordenadora, a carta traz oito objetivos estratégicos que devem nortear o planejamento, direcionado para a transformação digital dos municípios, e envolvem a atenção para a definição de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável.

O documento, ainda de acordo com Eliana, entre outros fatores, levou em conta, ao ser elaborado, experiências similares de outros países, a exemplo da Alemanha.  “O conceito de uma cidade inteligente é uma cidade comprometida com melhoria da qualidade de vida, não só de conectividade, mas na questão de desenvolvimento urbano, que olhe os aspectos ambientais, socioculturais, tem que ser uma cidade planejada, inovadora e que permita a melhoria da governança, que possa reduzir desigualdades e oferecer serviços com eficiência”, resume a coordenadora.

Para Eliana Emediato, o desafio será fazer com que o conceito de uma cidade inteligente seja priorizado pelos novos eleitos.  “E como chegar esse conceito nos municípios distantes. E uma ação como esta (da Rede Cidade Digital) pode ajudar muito”, observou a coordenadora sobre o trabalho da RCD de promover o compartilhamento de informação e solução entre os gestores públicos do país.

Conectividade – A Carta para Cidades Inteligentes integra as ações da Câmara Temática para tratar o tema no MCTI, que conta com a colaboração de diversas instituições. Na próxima semana, segundo Eliana, o grupo deve se reunir para definir um plano de ação para 2021. Ela destaca, entre outros assuntos, o fomento da conectividade no campo e nos centros urbanos. “Queremos ainda nesse ano fazer um chamamento para que a gente possa definir os principais temas que a Câmara de Cidades pode atacar e a questão da conectividade é muito importante”, ressalta.

A primeira edição do RCD Cidades contou com a participação de gestores de prefeituras de mais de 60 municípios, além de empresários e representantes da academia. O programa na íntegra já está disponível na TVRCD: https://youtube.com/redecidadedigital.

O diretor da RCD e apresentador do programa, José Marinho, conta que o objetivo do RCD Cidades é fornecer informações e conhecimentos sobre inovações, tecnologias e ações que possam contribuir para a construção de políticas públicas que transformem cada cidade no melhor lugar do mundo para se viver. “Vamos tratar a cada semana de temas diferentes e complementares, convidando gestores e especialistas que possam conversar comigo sobre projetos, processos e modelos inspiradores para as cidades brasileiras”, finaliza.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29