Sete olhares em oito fotografias. A mostra fotográfica em homenagem aos refúgios biológicos da Itaipu apresenta as fotos escolhidas pela seleção julgadora. Foram sete colaboradores diferentes e oito imagens. Participaram empregados da Coordenação e terceirizados que têm relação com estes espaços. A seleção foi aberta em junho, como parte das atividades de celebração dos aniversário dos refúgios Bela Vista, Santa Helena e Maracaju.
“A mostra foi bacana para que os colegas voltassem os olhos para os nossos refúgios, especialmente, o Bela Vista, no qual tenho orgulho de trabalhar”, disse a organizadora da mostra, Michelly dos Reis Laurindo (MAPE.CD). “O objetivo foi despertar o carinho e o cuidado, e reafirmar a importância da conservação da biodiversidade.”
As fotografias trazem diferentes visões das áreas protegidas da Itaipu, como uma vista aérea do Refúgio Bela Vista, um tamuanduá-mirim relaxando sobre um tronco ou a onça-pintada Nena desconfiada, enquanto os filhotes Poty e Pytu brincam no recinto. Os olhares são de pessoas que têm um contato diário com os refúgios.
Os refúgios Bela Vista, Santa Helena e Maracaju foram instituídos durante a 252ª reunião da Diretoria Executiva, em 27 de junho de 1984 (confira aqui os documentos que criaram as reservas - RDE 050/84 e RDE 051/84). Desde então, tornaram-se abrigos para a biodiversidade local. Este ano, eles completaram 36 anos de criação.
Confira as fotografias

Foto: Fernando Nunes-monitor CTI
Foto: Edino Krug.
Foto: Cristiane Fiorentin Dotto.
Foto: Anderson Gibathe.
Foto: Jarbas Aguinaldo Teixeira.

Foto: Renato Furtak - monitor CTI.

Foto: Milton José Verle - minotor CTI.