1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

USP oferece palestras virtuais sobre astronomia para escolas

Programa do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas promove a divulgação científica e leva estudantes a uma viagem pelo Sistema Solar, Via Láctea e outras galáxias, origem do Universo e muito mais
18/02/2021 - 14:05
Por Jornal da USP


Só de olhar para o céu à noite podemos obter muitas informações sobre o nosso Universo. Para saber interpretar, alunos do ensino fundamental e médio podem contar com a ajuda de universitários e pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. E o melhor, é tudo on-line. 

As escolas podem agendar o atendimento astronômico virtual no site do IAG. Eles ocorrem às terças e quintas-feiras, às 19 horas, e têm duração de até duas horas. O agendamento deve ser feito pelo professor ou coordenador escolar, por meio de formulário on-line

As turmas devem ser formadas por estudantes do ensino fundamental II ou do ensino médio. Cada turma pode ter entre 30 e 100 estudantes.

Cada atendimento inclui uma palestra em vídeo sobre temáticas de astronomia, seguida de uma sessão de dúvidas ao vivo. Os professores podem trabalhar os temas das atividades anteriormente para que os alunos participem com perguntas. Confira os assuntos das palestras:

Como observar o céu
Palestra indicada para todas as idades
Não é exagero pensar que desde o seu surgimento o homem observa o céu, por curiosidade ou necessidade. Bem mais recentemente, alguns milênios atrás, povos antigos como os chineses, egípcios e mesopotâmios já estudavam sistematicamente o céu e registravam suas observações.

Desde então, independente da cultura de cada povo, temos herdado um legado valioso sem o qual jamais poderíamos chegar ao ponto em que estamos hoje. Com o desenvolvimento industrial e o crescimento das áreas urbanas, a poluição luminosa aumentou e a transparência da atmosfera piorou e, aos poucos, fomos perdendo o hábito de observar o céu.

  • Como os antigos navegantes usavam as estrelas para guiar seus navios? 
  • Como se localizar usando o Sol? 
  • O nascente e o poente são sempre nos pontos cardeais Leste e Oeste? 
  • Por que as “Três Marias” não aparecem no inverno? 
  • É verdade que uma constelação pode conter simultaneamente planetas, estrelas, galáxias etc.? 
Essas perguntas envolvem noções básicas de geografia, dos movimentos de rotação e translação terrestres, assim como a maneira de se reconhecer os planetas, ou de se encontrar uma estrela a partir de uma carta celeste.

O Sistema Solar
Palestra indicada para todas as idades
Com o desenvolvimento científico e tecnológico a instrumentação de solo e a espacial se tornam cada vez mais potentes e sofisticadas, dotando os astrônomos de informações mais detalhadas dos corpos do Sistema Solar. Atualmente, cada um deles é encarado mais como um corpo específico de pesquisa do que um objeto a mais dessa família.

O Sol é apresentado como uma estrela modelo, discutindo-se seu interior, superfície, atmosfera e a fonte de energia solar, em última instância a responsável pela existência da vida na Terra. A descrição comparada dos planetas traz uma visão de conjunto, embasada nas características individuais mais significativas deles, como tamanho, temperatura, composição química, número de satélites e distância ao Sol. Os planetas anões Eris, Plutão e Ceres também são discutidos.

A população dos corpos menores é composta de satélites, asteroides, cometas e meteoroides. Esses objetos apresentam diferenças enormes em tamanho, composição química, distâncias etc.

Estrelas
Palestra voltada ao público acima de 14 anos. Recomenda-se ter noções de física básica e química geral
Estrelas são unidades fundamentais das galáxias. A mais próxima da Terra é o Sol, a estrela do Sistema Solar. Sua luz demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra, mas a luz da segunda estrela mais próxima demora cerca 4,5 anos. A distância que nos separa dessa estrela é enorme, mas ainda assim é cerca de 24 mil vezes menor que o diâmetro da Via Láctea, nossa galáxia.

Estrelas são unidades fundamentais das galáxias. A mais próxima da Terra é o Sol, a estrela do Sistema Solar. Sua luz demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra, mas a luz da segunda estrela mais próxima demora cerca 4,5 anos. A distância que nos separa dessa estrela é enorme, mas ainda assim é cerca de 24 mil vezes menor que o diâmetro da Via Láctea, nossa galáxia.

Para produzir energia as estrelas consomem parte de sua massa, transformando gases leves em outros mais pesados. Os elementos químicos mais leves que o ferro são produzidos dessa forma, porém os mais pesados surgem de processos catastróficos. Nós somos formados por matéria forjada em estrelas que já não existem mais. Somos poeira de estrelas.

Via Láctea e outras galáxias
Palestra indicada para todas as idades
  • Quantas estrelas há na Via Láctea e como elas se distribuem? 
  • Qual a sua forma? 
  • O que contribui para nossa galáxia ter sua forma? 
  • Todas as galáxias são do mesmo tipo? 
  • E como se formaram?
  • Qual material que as constituem?
Esses são alguns da palestra, ilustrada com figuras, esquemas e imagens obtidas com os mais modernos telescópios de solo e com o telescópio espacial Hubble.

A origem do Universo
Palestra indicada para público acima de 14 anos com conhecimento em física básica
Do ponto de vista científico, pode-se dizer que pelo menos até o início da ciência moderna (séc. 17) a cosmologia restringia-se praticamente à discussão da estrutura dinâmica do Sistema Solar, através dos modelos geocêntrico e heliocêntrico. A cosmologia moderna é baseada em evidências científicas.

A mais bem-sucedida dentre elas estabelece um início e, consequentemente, um fim para o Universo; ela ficou conhecida como a teoria da Grande Explosão (do inglês, Big Bang). Apesar de esse nome ter surgido de uma manifestação pejorativa dos oponentes dessa teoria, por ironia ele acabou se firmando como nome oficial. 

As três maiores evidências que sustentam essa teoria são: a abundância dos elementos químicos mais leves, a existência de uma radiação cósmica de fundo e o avermelhamento da cor das galáxias distantes.

Nesta palestra, as teorias cosmológicas mais importantes são discutidas em ordem cronológica. Para tornar a apresentação mais didática são simuladas “viagens” que vão desde o começo no início do Universo, das menores escalas até as grandes escalas. A partir daí, discute-se cronologicamente o aparecimento das primeiras galáxias, das primeiras estrelas, dos planetas e da vida terrestre. Por fim, discute-se a previsão moderna do futuro do Universo.

Atendimento Astronômico Virtual do IAG-USP
Sem nome %281144 x 250 px%29