Img 3650

LITERATURA

Livro de poesias de Marco Lucchesi ganha tradução em italiano

Professor responsável pela tradução destaca o fato de que, na Itália e na Europa em geral, a literatura brasileira ainda é pouco conhecida
02/03/2021 - 10:51
Por Assessoria de Imprensa


O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Stefano Busellato, traduziu para o italiano poesias de Marco Lucchesi, escritor brasileiro e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). O livro se intitula Vicino alla distanza e foi publicado pela Tesseractum Editorial.

Nascido na Itália, Busellato é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Unioeste Toledo desde 2018. O professor explica a escolha dessa obra em específico pela beleza de seus poemas e pelo modo como Lucchesi faz uso de imagens que ligam o passado real, mas também fantasioso, entre o Brasil e o continente Europeu. 

"Há um longo poema sobre o mar, e, sendo italiano e morando no Brasil, essa é uma temática que me toca muito", diz Busellato. 

Busellato chama a atenção para o fato de que, na Itália e na Europa em geral, a literatura brasileira ainda é pouco conhecida.

"O idioma representa uma grande barreira. Apesar de ambos serem de origem latina, não conseguimos ler em português. A tradução acaba sendo o modo mais fácil de se colocar em contato essas duas culturas", explica.
Sem nome %281144 x 250 px%29