Casa de noti%cc%81cias banner 794x80px

EDUCAÇÃO

Fórum Municipal de Educação de Toledo se manifesta sobre vacinação e retomada das aulas presenciais

Para os representantes do Fórum é inviável e temerário o retorno às aulas presenciais sem a vacinação e sem a observância de condições de trabalho, conforme regras de segurança sanitária estabelecidas em documentos debatidos pela comunidade escolar.
04/03/2021 - 16:17
Por Assessoria


Leia a nota completa:
 
EM DEFESA DA VIDA, DA EDUCAÇÃO E DA VACINAÇÃO
 
O FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO, reunido extraordinariamente no dia 3 de março de 2021, manifesta por seus integrantes a convicção de que é imprescindível acelerar o processo de vacinação do maior número de pessoas, no menor espaço de tempo possível, a fim de garantir o direito à vida, à educação e à aprendizagem. 
A pandemia causou um enorme impacto em diversas atividades humanas, em particular na educação. Quando se fez necessário determinar o fechamento de escolas, a sociedade viu se revelarem, com maior clareza, históricos problemas estruturais e as profundas desigualdades nas oportunidades de desenvolvimento de meninas, meninos e jovens. 
Estamos conscientes das dificuldades por que passam milhares de famílias e, mais ainda, de eventuais lacunas no processo ensino-aprendizagem, ainda que mantido de forma remota com os esforços e a dedicação de tantos profissionais.

Entretanto, de nada adiantará incluir a educação no rol de “serviços essenciais” se não se garantir a vacinação de docentes e das trabalhadoras e trabalhadores que exercem funções de apoio às atividades pedagógicas, com todas as doses preconizadas – conforme o tipo de vacina –, para a efetiva imunização. Entendemos, deste modo, que é inviável e temerário o retorno às aulas presenciais sem a vacinação e sem a observância de condições de trabalho, conforme regras de segurança sanitária estabelecidas em documentos debatidos pela comunidade escolar.

As vacinas contra a Covid-19 são conquistas da ciência. São resultado do árduo trabalho de pesquisadoras e pesquisadores dedicados ao desenvolvimento científico e tecnológico, em prol da sobrevivência e da melhoria das condições de vida da humanidade. Por isso, a elas e a eles rendemos nossas homenagens, como também a todos os profissionais de saúde que, mesmo exaustos à essa altura, seguem no ofício de preservar a vida.  
Ao longo da história já ficou provado, e agora também ficará, que a vacinação e a manutenção de cuidados básicos são as únicas formas de superarmos pandemias e de nos permitir retomar, com segurança, atividades presenciais nas escolas e em outros ambientes de convivência social.
Vacina Já! Vacina Sim!

Fórum Municipal de Educação de Toledo, 3 de março de 2021.


 

 
Casa de not%c3%adcias