1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Livro de passatempos ensina ciência e educação ambiental a crianças

O material está disponível para download gratuito
22/04/2021 - 14:52
Por Assessoria


Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mãe Terra, 22 de abril, o projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade” lança o segundo livro de passatempos da série “Brincando e Aprendendo”. O Dia foi instituído em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e reconhece a Terra e os seus ecossistemas como a casa comum da humanidade e a necessidade de protegê-la para melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e parar o colapso da biodiversidade.

Pesquisa sobre os impactos de contaminantes para a saúde única

A publicação “Brincando e Aprendendo sobre pesquisa científica”, voltada para a divulgação de pesquisas científicas relacionadas à temática meio ambiente, busca promover a educação ambiental por meio de uma linguagem adequada e atrativa para as crianças. O conteúdo contempla diversos objetivos de aprendizagem dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma das atividades de labirinto

Por meio de palavras cruzadas, caça-palavras, labirintos e jogos dos sete erros, as crianças podem aprender sobre as fontes de energias renováveis e não renováveis; a presença de poluentes na água; a relação entre a saúde dos animais e dos seres humanos; os impactos do aquecimento global para o meio ambiente; o impacto ambiental gerado pelo plástico; a importância de preservar e recuperar a qualidade das águas; o processo de tratamento do esgoto, sobre a remoção de contaminantes dos ambientes aquáticos; a relação entre preservar a biodiversidade e as práticas agrícolas; e práticas sustentáveis.

“Esperamos sensibilizar as crianças e seus familiares sobre a importância da ciência para a sociedade, especificamente das pesquisas científicas relacionadas ao meio ambiente, bem como contribuir para a reflexão e para a difusão de práticas ambientais sustentáveis”, explica Glaucia Pantano, uma das idealizadoras do livro, professora do Departamento de Química e coordenadora do projeto de extensão.

Capa do livro “Brincando e Aprendendo sobre pesquisa científica”

Segundo ela, a necessidade de divulgação sobre a importância da ciência feita por pesquisadores do Paraná que atuam, majoritariamente, nas instituições públicas de ensino foi a motivação para colocar esse projeto em prática. Além das atividades lúdicas, o livro apresenta um breve resumo de pesquisas relacionadas à temática meio ambiente.

A obra foi idealizada e produzida pelas professoras Glaucia Pantano e Camila Silveira, do Departamento de Química do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo professor George Hideki Sakae, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As ilustrações foram feitas pela mestranda Amanda Ribeiro da Rocha, do Programa de Pós-graduação em Química da UFPR, e as atividades foram desenvolvidas pelas alunas de graduação do curso de Química Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Lorena Cristina Cassoni Lima. A revisão é de Eliandra Francielli Bini Jaskiw.

A ação é do Projeto de Extensão Universitária “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, coordenado por Glaucia Pantano e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR.

O material está disponível para download gratuito aqui.

Sem nome %281144 x 250 px%29