Img 3650

EDUCAÇÃO

Curso de Libras gratuito promove a acessibilidade

Aulas são gratuitas inclusive para o público sem vínculos com a FAG Toledo
03/05/2021 - 15:56
Por Assessoria


O Curso Básico de Libras ofertado pela FAG Toledo iniciou no dia 10 de abril com capacidade máxima de participantes. As aulas são ministradas por acadêmicos do 5º e 7º Período do Curso de Letras Língua Portuguesa e Libras como forma de estágio obrigatório com a orientação da professora Denise Dumke. De acordo com a docente, a interação dos participantes tem sido bastante satisfatória. “Eles estão muito ativos, com a câmera ligada, interagindo, perguntando, realmente estão participando das aulas para aprender a língua”, explica.  

Para a acadêmica Luísa Gabrielli de Lima, o projeto é uma grande oportunidade para praticar o ensino da Língua de Sinais. “Nós passamos algumas atividades, algumas dinâmicas e está sendo maravilhosa a participação e a interação deles, fazendo perguntas, questionamentos, trocando informações. Também conseguimos gerar um debate muito legal a respeito dessas diferenças culturais entre ouvintes e não ouvintes. Tem sido um processo importante para nossa formação”, relata.

Uma das aulas do curso é a autônoma Francieli Maria Silva. Para ela, a capacitação é uma grande oportunidade para ampliar a inclusão em nossa sociedade. “Essa iniciativa é uma forma de aproximar pessoas, de fazer valer a acessibilidade. As aulas são muito dinâmicas e extremamente praticas. Eu torço para que no futuro a Libras seja inserida em nossa grade escolar, assim como o acesso aos cadeirantes é tão natural no nosso dia a dia, os surdos poderem se comunicar e serem compreendidos em qualquer lugar também deveria ser”, afirma.

São 13 encontros previstos no cronograma do curso, que tem carga horária total de 52 horas. As aulas são gratuitas e foram abertas vagas para o público externo que se inscreveu para participar.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29