Casa de not%c3%adcias 1144x150

PANDEMIA

Toledo registra seis mortes por Covid-19, nesta sexta

A doença já tirou a vida de 279 moradores de Toledo, 23.477 no Paraná e 416.949 no país

07/05/2021 - 19:06
Por Redação com informações das assessorias


Não são números, são amores de pessoas. Histórias interrompidas, dores profundas... É preciso pensar e se fosse da minha família, se fosse meu amor, meu amigo... Os números clamam por empatia, clamam por cuidado e respeito coletivo, clamam por vacina para todos. Não dá mais para fazer de conta que está tudo bem, que se cuida, que respeita as regras... Que se faz política pública de verdade. Os números clamam por Estado, os números clamam por ciência, clamam por urgência. 

Em Toledo há 364 casos ativos, nesta sexta-feira (7), contra 327 no dia 30 de abril, um acréscimo de mais de 11% em uma semana. O número de óbitos cresceu mais de 6% e os exames em análise o aumento, em uma semana, foi de 36,89%. Estes números acendem um alerta para possível mudança na dinâmica atual de redução na ocupação de leitos nos próximos 15 dias. 

A estabilização da Pandemia em números elevados de infecção e mortes nos deixa longe de um controle efetivo da Pandemia. 

“A ligeira redução de casos e óbitos por Covid-19 não significa que o país tenha saído de uma situação crítica, pois as médias diárias de 59 mil casos e de 2,5 mil óbitos nestas duas semanas epidemiológicas se encontram em patamares muito elevados. Além disso, os altos níveis para SRAG e casos de Covid-19 significam uma elevada demanda para o sistema de saúde, com consequências na taxa de ocupação de leitos. Somente com a redução sustentada por algumas semanas, associada à aceleração da campanha de vacinação e à intensificação de ações de distanciamento físico e social, combinadas com proteção social, será possível alcançar a queda sustentada da transmissão e a redução da demanda pelos serviços de saúde”, alertam os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim da Fiocruz divulgado hoje.

A Fiocruz reafirmou o processo do rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica − adultos jovens e de meia-idade representam uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva. 

Efeitos de longo prazo pós-Covid-19


O Boletim destaca ainda a necessidade de organizar o sistema de saúde para atender pessoas que apresentam os chamados “efeitos de longo prazo” ou “condições pós-Covid-19”. Problemas de saúde que persistem por mais de quatro semanas após a primeira infecção pelo Sars-CoV-2. 
Estudos de coorte, que estão sendo desenvolvidos no mundo todo, mostram que, além da Covid-19, há uma perda substancial do nível de saúde, por ser uma doença que atinge vários órgãos − o implica que as pessoas infectadas pelo vírus apresentem maior risco de óbito e necessidades de cuidados de saúde no longo prazo. Os efeitos pós-Covid-19 podem combinar diferentes sintomas, tais como cansaço/fadiga, dificuldade em pensar ou em se concentrar, vertigem ao ficar em pé, dor no peito, dificuldade respiratória ou falta de ar e coração acelerado, entre outros.

De acordo com a pesquisa, esses efeitos incluem uma série de sintomas que podem durar semanas ou meses após a primeira infecção pelo Sars-CoV-2. Podem afetar qualquer pessoa que já tenha sido infectada, mesmo que a doença tenha sido leve ou mesmo aqueles que não tenham apresentado sintomas.

“O acompanhamento e cuidados para todos que apresentem condições e efeitos de longo prazo pós-Covid-19 deve ser uma política pública do setor saúde, envolvendo um conjunto de medidas e ações que vão da Atenção Primária à Saúde (APS) à atenção especializada ambulatorial e hospitalar, incluindo os sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico, de modo a não tornar também invisíveis os problemas e necessidades de saúde da população diretamente afetada pela Covid-19”, afirmam os pesquisadores.

Vacina


Toledo deu início nesta sexta-feira (7) à vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 que se encontram na faixa etária dos 18 aos 59 anos. As doses estão sendo aplicadas no Ginásio Hugo Zeni e nos Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneira) e Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro) em quem está na lista fornecida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Quem não possuir vínculo com a instituição, precisa apresentar declaração médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em ambos os casos, também é preciso ter em mãos os documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço.

Este trabalho terá continuidade no fim de semana, quando será iniciada a imunização de outros públicos. A partir de amanhã (8), das 8h às 12h, pessoas de 18 a 59 anos com insuficiência renal crônica em diálise que constam em lista repassada por clínica de terapia renal substitutiva também poderão ser vacinadas no Hugo Zeni - basta levar documentos pessoais (incluindo CPF) e comprovante de endereço.

Neste mesmo local e horário, mas no domingo (9), gestantes (em qualquer idade gestacional) e puérperas (45 dias pós parto) que apresentem as comorbidades listadas no Plano Nacional de Vacinação com idade superior a 18 anos começarão a ser vacinadas - a imunização deste grupo segue nos três pontos na segunda-feira (10) e terça-feira (11), das 8h às 16h. As informações sobre a comorbidade devem constar na Carteira do Pré-Natal ou Declaração Médica, conforme modelo
disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo CRM-PR - também é preciso apresentar documento pessoal, incluindo o CPF, e comprovante de endereço. 

Na segunda-feira (10) terá início a vacinação de pessoas com deficiência permanente com idade entre 55 e 59 anos incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Podem receber  a primeira dose do imunizante, das 8h às 16h, nos três pontos de vacinação, quem consta em listagem fornecida pela Secretaria de  Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), sendo necessáriaa  apresentação de documentos pessoais (entre eles o CPF) e comprovante de endereço. 

Apesar da inserção de novos grupos, Toledo continuará a imunizar os idosos com 60 anos ou mais no Hugo Zeni e nos dois Certis - das 8h às 12h no sábado e no domingo e das 8h às 16h nos demais dias. Idosos de 59 anos, mas que fazem 60 até 30 de junho, também têm direito a receber a primeira dose da vacina, procedimento para a qual é exigida a apresentação de documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço.

Dia das Mães


Ainda não há segurança para encontro familiares, festas e aglomerações. Faça a sua parte, respeite o distanciamento social de 1,5m entre pessoas, use máscara corretamente e lave as mãos com frequência, quando não for possível, use álcool em gel 70.


 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29