Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %282%29

EDUCAÇÃO

Unioeste leva projeto de terapia com cavalos para Show Rural

O projeto é desenvolvido pelo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Equinos (Gepequi), Campus de Marechal Cândido Rondon
11/02/2026 - 14:18
Por Assessoria


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) levará para o Show Rural projeto de extensão em Equoterapia (terapia com cavalos) para o Show Rural da  Coopavel, evento que segue até dia 13 de fevereiro, no Parque Tecnológico de Cascavel.   O projeto é desenvolvido pelo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Equinos (Gepequi), Campus de Marechal Cândido Rondon.
Com auxílio de recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI),  o projeto tem objetivo de trabalhar, principalmente, com o uso terapêutico do cavalo através de práticas de equitação lúdica, voltado para crianças e adolescentes neurodivergentes.

A equoterapia, também conhecida como terapia assistida por cavalos, é uma abordagem terapêutica interdisciplinar fundamental para pessoas  neurodivergentes (autismo, TDAH, etc.), utilizando o cavalo como mediador para promover desenvolvimento motor, emocional e social. O movimento tridimensional do animal melhora o equilíbrio, coordenação motora e tônus muscular, além de reduzir a ansiedade e aumentar a autoestima. 

Reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), a terapia assistida com cavalos costuma ser indicada para crianças com algum tipo de deficiência física, como paralisia cerebral, questões neurológicas como Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividades, Síndrome de Down, ansiedade depressão, traumas, dificuldades sensorial e de socialização, entre outros. 
Além do projeto de extensão, os cavalos auxiliam nas aulas práticas do curso de Zootecnia, desenvolvem pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica, recebem visitas das escolas de ensino médio e fundamental, entre outras atividades. 

O projeto é desenvolvido na Estação Experimental Professor Antônio Carlos dos Santos Pessoa, Linha Guará, com 2,5 hectares, divididos em dez pastagens, uma cavalariça, uma pista de equitação externa , um redondel e nove cavalos. 

Por: Mara Vitorino
Anuncio gene 2