1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Projeto da UFPR “Meninas e Mulheres nas Ciências” lança livro de passatempos sobre Marie Curie

O livro objetiva humanizar Marie ainda mais, superando a referência como a maior pessoa ganhadora de prêmios Nobel da história nas áreas científicas. O material é de acesso gratuito e está disponível para baixar
22/06/2021 - 13:45
Por Assessoria


O ano de 2021 marca os 110 anos do Prêmio Nobel de Química da cientista polonesa Marie Skłodowska Curie (1867-1934), grande personalidade da Ciência mundial. Tal marco simbólico mobilizou as extensionistas – estudantes e professoras – do Projeto “Meninas e Mulheres nas Ciências” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a produzirem um Livro de Passatempos inteiramente dedicado a episódios da vida e obra de Marie.

Lançado oficialmente no Dia da(o) Profissional da Química (18 de junho), o livro objetiva humanizar Marie ainda mais, superando a referência como a maior pessoa ganhadora de prêmios Nobel da história nas áreas científicas.

De acordo com Camila Silveira, coordenadora do projeto e professora do departamento de Química da UFPR, Marie é uma importante referência de mulher cientista, mas os aspectos sobre a sua trajetória de vida muitas vezes são contados de modo a romantizar as experiências vividas por ela. “Ela sofreu inúmeras situações de violência e opressão, como misoginia e xenofobia”.

A professora também ressalta que se trata de uma figura complexa a ser retratada. A obra tentou destacar episódios notáveis da vida da cientista partindo de sua infância na Polônia, chegando até o legado deixado para a humanidade. Destaca o nascimento de suas filhas, a sua visita ao Brasil, a amizade com Albert Einstein e a sua atuação nos campos da Primeira Guerra Mundial.

São, ao todo, 66 passatempos: “um para cada ano de sua vida”. As pessoas poderão conhecer diferentes faces de Marie por meio de caça-palavras, anagramas, desenhos para colorir, criptogramas, labirintos, palavras-cruzadas, jogo dos sete erros e de associação.

Para Liziê Prola, autora e extensionista, participar do trabalho de pesquisa para a escrita do livro foi um processo emocionante, principalmente por “conhecer o legado da cientista, o quanto devemos muito a ela, como mulheres”.

O livro


O material é de acesso gratuito e está disponível no blog do Projeto. Para baixar o livro, acesse este link.

Durante o entretenimento ao procurar palavras em destaque nos caça-palavras, é possível ter informações sobre os seguintes fatos de sua vida: a família e o nascimento de Maria Salomea Skłodowska;  a infância de Manya na Polônia; impedida de cursar o Ensino Superior por ser mulher; o trabalho como preceptora; a mudança para a França para estudar; a rotina da universitária Marie Skłodowska; as graduações de Marie; o início do trabalho com Pierre Curie; o casamento com Pierre Curie; o nascimento de Irène; a primeira doutora em Ciências Físicas; o Prêmio Nobel de Física; o nascimento de Ève; a morte de Pierre; primeira professora da Sorbonne; o Prêmio Nobel de Química; Marie na Primeira Guerra Mundial; diretora do Instituto do Rádio; o romance com Paul Langevin; a amizade com Albert Einstein; a visita ao Brasil; a morte de Marie; família nobelística; o sepultamento no Panteão de Paris; o Museu Curie – Instituto do Rádio; e o legado de Marie Curie para a humanidade.

Entre outras atividades, os anagramas convidam a desvendar fatos da vida de Marie Curie. Ao jogar, é preciso descobrir a informação desembaralhando as letras de cada conjunto pontilhado, preenchendo os espaços destinados para a formação da frase.

Um dos anagramas presentes no livro

Outro exemplo de passatempo é um criptograma. A pessoa deve revelar a frase escondida a partir dos símbolos. A cada revelação, um fato que destaca o pioneirismo de Marie é descoberto.

Atividade de criptograma

Além do livro de passatempos sobre Marie, a equipe do projeto pretende disponibilizar outras atividades lúdicas, ao longo do ano, para serem realizados em formato on-line e outros para impressão.

Para mais informações, acompanhe as mídias sociais do “Meninas e Mulheres nas Ciências”:

Sem nome %281144 x 250 px%29