1144x150 %284%29

CULTURA

Secretaria da Cultura apresenta balanço semestral de atividades e projetos

Além do balanço de atividades da pasta a Secretária apresentou a minuta sobre a criação da Fundação Cultural de Toledo
25/06/2021 - 17:14
Por Assessoria


Acompanhada por diretores e coordenadores, a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, apresentou, na tarde desta quinta-feira (25), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, um balanço das ações desenvolvidas pela pasta no primeiro semestre de 2021. Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal também tomou conhecimento dos projetos que serão mantidos e iniciados na continuidade do ano.

Ao fim do encontro, Rosselane entregou, junto com o relatório semestral, a minuta de projeto de lei que “dispõe sobre a criação da Fundação Cultural de Toledo, e estabelece diretrizes para políticas públicas de cultura no âmbito do Município de Toledo, e dá outras providências”, recebida pelo prefeito Beto Lunitti. “Em conjunto com o Controle Interno e a Assessoria Jurídica, vamos analisar os pontos da proposta e, oportunamente, a enviaremos para a Câmara. Temos que ter bastante cuidado e formar uma estrutura que funcione sem o risco de causar problemas para as próximas gestões”, salienta o prefeito.

Ações e projetos


Antes de falar das ações da Secretaria da Cultura propriamente ditas, Rosselane apresentou um diagnóstico da forma como as estruturas sob responsabilidade da pasta - Museu Histórico Willy Barth, Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU das Artes), Teatro Municipal de Toledo, Centro Cultural Oscar Silva, Biblioteca Pública Municipal, Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer e Biblioteca Extensão Vila Pioneira - foram encontradas no início da gestão e pontuou algumas melhorias emergenciais que foram realizadas em parceria com as secretarias de Habitação e Urbanismo, de Esportes e Lazer, de Educação, e de Assistência Social e Proteção à Família.

A seguir, foram apresentadas as ações culturais realizadas nestes espaços, como as aulas de 197 turmas de 15 cursos ministrados por dez professores na Casa da Cultura, que beneficiam 519 alunos, sendo 420 na faixa etária entre 9 e 17 anos. Também foi apresentado um panorama das dez atividades oferecidas no CEU das Artes, são 22 turmas que atendem 90 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. 

Soma-se a estes dados os atendimentos realizados, em parceria com a  Associação de Familiares e Amigos dos Autistas e o projeto Re-Criare Down, para aulas de técnica vocal e musicalização para crianças e adolescentes autistas (1 turma de 6 alunos) e com síndrome de Down (4 turmas que totalizam 16 alunos). “É uma conquista histórica no sentido de atendimento a esta demanda por parte da Secretaria de Cultura, que neste ano passou a atender estudantes destas duas associações”, celebra Rosselane.

Estes números poderiam ser maiores se não fossem as medidas de combate à pandemia que reduziram a quantidade de alunos por turma, criando uma demanda reprimida de 216 vagas - 173 na Casa da Cultura e 43 no CEU das Artes. “A maior parte destas pessoas residem na Grande Pioneiro, o que suscita a necessidade de oferecermos atividades nas estruturas que temos nesta região da cidade”, relata Rosselane.

Projetos


Os próximos passos da Secretaria da Cultura na continuidade também foram explanados ao prefeito. Um deles, já iniciado em abril com oficina do Sistema Municipal de Cultura, diz respeito à formação para artistas, que seguirá com o Ciclo de Formação Profissional para artesãs com quatro módulos que serão ministrados em julho e agosto.

Terão seguimento atividades que integram o projeto “Cultura em Tempos de Pandemia”, para o qual conta com o apoio da Secretaria de Comunicação. Atividades como História em Prosa, Cine na Web, Cápsulas do Tempo, Tributo aos Inumeráveis e Curta Cultura foram criadas em 2021 e o Conta Cultura foi ampliado, com conteúdo veiculado em todas as escolas da rede municipal de ensino. Nas redes sociais da Secretaria da Cultura, estes vídeos geraram mais de 30 mil visualizações. 

Ações permanentes (Feira de Arte e Artesanato, Estúdio Municipal de Música e Áudio de Toledo - EMMAT e Concurso Literário Memórias do Pioneirismo, com inscrições até 31 de agosto) e pontuais (Lugar de Mulher é onde ela quiser e homenagem aos profissionais da linha de frente no combate à Covid e Dia Nacional do Livro Infantil, todas em março) já foram colocadas em ação. Estão sendo planejados mais oito eventos, os quais podem sofrer alterações de acordo com a evolução epidemiológica nos próximos meses em Toledo:

• Programa Arte na Praça - No decorrer do 2º semestre de 2021.
• Palco da Viola - Início em 17 de julho.
• 45º Festin - Etapa Local - Interpretação e Composição (28 a 31 de julho).
• 6º Toledo em Dança - Agosto.
• 12ª Semana Farroupilha - Lançamento em 26/8 e acampamento de 20 a 27/9.
• Encontro Municipal de Corais - 6 a 9 de outubro.
• 5° Curta Toledo - Festival de curta-metragem de Toledo - Outubro.
• 33º Encontro de Pioneiros e Pioneiras - Data a definir.

No campo institucional, a Secretaria de Cultura trabalha com parcerias junto aos câmpus de Toledo, Cascavel e Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o Premen, e com os câmpus de Cascavel e Toledo do Centro Universitário FAG. Além disso, uma visita à Fundação Cultural de Foz do Iguaçu em fevereiro contribuiu para a elaboração da minuta do projeto de lei que estabelece órgão semelhante no município. Também está em desenvolvimento a confecção do novo Plano Municipal de Cultura, fruto das discussões ocorridas nas Conferências Municipais de Cultura.
Sem nome %281144 x 250 px%29