1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Unioeste firma cooperação técnica, científica e cultural com universidade chilena

A Unioeste e a Universidad de Concepción, do Chile, firmaram um convênio que tem por objeto a cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos
09/07/2021 - 18:18
Por Assessoria


Durante os cinco anos de vigência da cooperação, as atividades entre as Instituições podem acontecer por meio de intercâmbios de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas, além do intercâmbio de pessoal para atuação em projetos conjuntos, proporcionando, oportunidade de estágios curriculares ou não. Ainda estão previstas a realização de cursos, programas e eventos de interesse comum aos partícipes; a utilização conjunta de bibliotecas e laboratórios, de ambas as entidades; e o desenvolvimento de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão. 

A parceria entre as duas universidades não é de hoje, o diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) e responsável pelo convênio, Reginaldo Ferreira Santos, já acompanhava atividades entre as instituições. “Tem uma pesquisa recentemente, em que um professor coorientou uma aluna nossa a área da secagem e armazenagem de grãos, tivemos também dois outros professores que participaram de um evento que fizemos aqui na área de energia solar fotovoltaica”, explica. 
O intercâmbio pode ser feito em diversas áreas do conhecimento. “É uma universidade centenária que tem diversos cursos de diversas áreas, com um diferencial que envolve a parceria entre a universidade e empresa”, pontua o professor. 

Um exemplo que o professor destaca que pode ser realizado a partir dessa cooperação são as horas de docências exigidas na pós-graduação para os bolsistas, além disso a experiência cultural pode ser um diferencial. “É uma oportunidade principalmente cultural, quando a gente vai para algum lugar, nunca voltamos os mesmos, sempre a gente enxerga algo diferente que ajuda a mudar nosso entorno”, coloca Reginaldo. 

Para os estudantes que queiram fazer um intercâmbio possibilitado por essa parceria com a Universidad de Concepción, basta procurar a Unioeste, o setor de convênios ou o professor Reginaldo, “É preciso ligar o aluno interessado à sua área de interesse com uma pessoa de lá. Se for para um lugar que tenha algum conhecido, vai ter contato com muitas outras pessoas pois alguém abriu parte do caminho, então essa parte do caminho está aberta e a nossa disposição, quem quiser e tiver interesse existe a possibilidade de intercâmbio com essa Universidade”, finaliza o professor. 
Sem nome %281144 x 250 px%29