Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIDADANIA

Equipes da SMAS iniciam abordagem de pessoas em situação de rua

O trabalho de abordagem das pessoas em situação de rua, tem como intuito orientá-las sobre as alternativas para as próximas noites em função da previsão de frio intenso
27/07/2021 - 17:11
Por Assessoria


As equipes da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) iniciaram, na manhã desta terça-feira (27), o trabalho de abordagem das pessoas em situação de rua, com o intuito de orientá-las sobre as alternativas para as próximas noites em função da previsão de frio intenso. Foi feito contato com 30 pessoas aproximadamente, entre moradores de rua e indígenas. O trabalho será realizado até a quinta-feira (29).

A ação é pontual e baseada na previsão de queda brusca na temperatura. Foi oferecido um espaço provisório para pouso para as próximas três noites. “Não podemos esquecer que essa ação é pontual.A alternativa fixa é o Alojamento Provisório, junto ao Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni (CCR), porém muitos não aceitam as regras do local”, explica a secretária da SMAS, Solange dos Santos Fidelis. O local para o acolhimento nesta ação é uma casa, na Rua Porto União, nº 925, no Jardim Porto Alegre.

O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria de Segurança e Trânsito e Solange destaca que os interessados devem chegar entre às 18h e às 20h. Será oferecido jantar e café da manhã e o horário de saída será às 8h do dia posterior. “Será possível apenas o pernoite, pois nesse lugar não teremos cuidadores sociais e demais servidores atuando como acontece no CCR, local para permanência de médio prazo e com regras específicas”. 

O alerta que deu origem a ação foi dado pelo prefeito Beto Lunitti em função do anúncio de uma frente fria. “Ressaltamos o esforço do governo para realizar, dentro do que é possível e legal, este trabalho. Também destacamos que não existe possibilidade de abrigar as pessoas de forma compulsória. Portanto, poderá haver quem não queira utilizar o que está sendo oferecido e infelizmente não há o que fazer nestes casos”, concluiu.


Sem nome %281144 x 250 px%29