1144x150 %284%29

PANDEMIA

Covid-19: Cresce o número de casos e amplia a ocupação de leitos de UTI

Hospital Bom Jesus tem 100% dos leitos de UTI Covid ocupados

18/08/2021 - 11:48
Por Redação


Na semana passada a SESA confirmou o primeiro caso da variante Delta, em Cascavel. Em Toledo, observa-se uma tendência de aumento de casos. No dia 16 de agosto foram confirmados 52 novos casos e 100 exames em análise, ontem, dia 17 de agosto, destes exames 64 deram positivo e a fila de novos testes saltou para 226.

A ocupação dos leitos de UTI, se observar o número médio de ocupação, a subida é mais lenta, no entanto muito significativa, pois o Hospital Bom Jesus que na quarta-feira (11) tinha 87,50 dos leitos de UTI Covid ocupados, nesta manhã saltou para 100% de ocupação.

O Hospital Prefeito Quinto Abrão Delazeri de Palotina mantém 90% de ocupação desde a semana passada, na abrangência da 20ª Regional de Saúde, restam 13 leitos de UTI em Assis Chateaubriand, no Hospital Moacir Michelleto.

A médica e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, alertou sobre a infeção pelo novo coronavírus.  “A infecção está ligada ao ambiente, ou seja, quanto mais fechado é o ambiente, maior é a probabilidade da infecção”, ela segue sobre os riscos no manuseio da máscara.

“Colocar as mãos do lado de fora da máscara é um erro. Estamos sempre orientando que não façam, não fiquem ajeitando a máscara toda a hora. A máscara tem que ficar bem acoplada ao rosto e não ser tocada, até a hora que ela será retirada pelas alças atrás das orelhas e jogada fora quando voltar para casa. E ela deve estar sempre sequinha”.

A pesquisadora complementa sobre as possibilidades de transmissão. “É possível haver transmissão pelos olhos e por aerossóis. Hoje sabemos que o maior número de transmissão ocorre por aerossóis do que pelas superfícies, diferente da nossa preocupação inicial. Então as mãos sempre limpas, uso correto da máscara e evitar toca-las do lado de fora é muito importante”, afirmou a médica e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo.

Comportamento social


É fundamental que as pessoas entendam que a Pandemia é uma questão sanitária, regrada por autoridades com competência para estabelecer condutas que protegem a vida das pessoas, não se trata de você concordar ou não, mas no convívio coletivo cumpri-las.

As autoridades tem o dever de fiscalizar e fazer essas medidas serem cumpridas efetivamente, inclusive as penalidades estão previstas em lei e qualquer cidadão pode responder civil e criminalmente por atentado a saúde pública, ao não observar as normas.

Basta uma saída rápida para ver pessoas aglomeradas e sem máscara e se isso se repete, deve ser pelo sentimento de ausência de penalidades. 

A Delta é uma realidade e só estaremos protegidos dos casos mais graves com as duas doses da vacina e essa realidade ainda está distante, no país, pouco mais de 20% da população está com as duas doses completas, ou os poucos casos que receberam o imunizante de dose única.

Lembre-se nenhuma vacina protege 100%.

Sem nome %281144 x 250 px%29