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EDUCAÇÃO

O novo formato para o Ensino Médio passa a vigorar em 2022

O novo modelo terá abordagem interdisciplinar, com currículos flexíveis e diversificados, bem como a determinação de conteúdos obrigatórios e eletivos.

23/08/2021 - 10:06
Por Assessoria


Em 2022, os alunos que ingressarem no Ensino Médio terão um novo formato de Ensino.  A nova proposta surgiu em 2014, quando o PNE – Plano Nacional de Educação definiu, como estratégia, a elaboração de uma nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com uma abordagem interdisciplinar, com currículos flexíveis e diversificados, bem como a determinação de conteúdos obrigatórios e eletivos.

Em 2017 - Lei 13.414 estabeleceu as mudanças e etapas do Ensino Médio, com a ampliação da carga horária e a definição de uma nova organização curricular. No ano seguinte, foram atualizadas as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, estabelecendo referenciais curriculares para elaboração dos Itinerários Formativos e o Guia de implantação do novo Ensino Médio.

A Supervisora Educativa do Colégio La Salle de Toledo, Eliane Reichel, explica que neste novo modelo, os alunos terão parte dos conteúdos comuns e outra parte por escolha de itinerários. O modelo do Novo Ensino Médio projetado pela Rede La Salle apresenta uma Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos:

1.    A Formação Geral Básica é composta pelos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Arte, Educação Física, Inglês e Espanhol. Esta formação não permite escolha.
2.    Os Itinerários Formativos são caminhos específicos, anuais, a serem percorridos pelo estudante, com possibilidades de escolhas, entre: Itinerário Integrado Linguagem e Ciências Humanas ou Itinerário Integrado Matemática e Ciências da Natureza.
 
Além dos itinerários formativos, há o Núcleo Comum que todos fazem e o Núcleo Avançado - EAD, é obrigatório, porém possibilita escolha ao longo do Ensino Médio.
 
No novo modelo de Ensino Médio os Eixos Estruturantes compreendem a Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo - conectam experiências educativas com a realidade e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação integral. Eles conduzem todo o processo formativo do Ensino Médio, com o propósito de atender aos objetivos previstos nos Itinerários Formativos. 

Os Itinerários Formativos são percursos específicos, que envolvem as quatro Áreas do Conhecimento, nas quais os objetivos são desenvolvidos com uma metodologia que envolve os eixos estruturantes.

O Colégio La Salle Toledo, já iniciou essa formação em 2019 e realizou projetos com os estudantes sob esse encaminhamento metodológico.

A Supervisora Educativa do Colégio La Salle de Toledo, Eliane Reichel, destaca que, as escolhas acontecem num período da vida dos jovens de amadurecimento, caso ele compreenda que fez uma escolha equivocada, ele poderá mudar de itinerário. “Caso o aluno perceba a necessidade de mudar o seu percurso relacionado às Áreas do Conhecimento, ele cumprirá os objetivos previstos no ano e alterará para o ano seguinte, bastando para isso, uma nova inscrição a ser protocolada na Secretaria do Colégio La Salle. Esses encaminhamentos serão mediados pela Coordenação do Ensino Médio e Secretaria da escola”.

Eliane Reichel explica que os dois Itinerários Formativos compostos pelas quatro áreas de Conhecimento objetivam a aplicação do conhecimento em contextos sociais e de trabalho, considerando os avanços tecnológicos que perpassam toda a formação.

O Itinerário Integrado de Linguagens e Ciências Humanas tem o foco pedagógico no aprofundamento de saberes e experiências estruturantes para a aplicação das diferentes linguagens e conceitos das ciências humanas (históricos, filosóficos, sociológicos, religiosos).

O Itinerário Integrado de Matemática e Ciências da Natureza, tem o foco pedagógico no aprofundamento de saberes e experiências estruturantes para a aplicação de conceitos das ciências da natureza (físico, químico e biológico).

A possibilidade do estudante cursar os dois itinerários formativos, dependerá da possibilidade de adequação em cada unidade escolar, uma vez que envolverá diferentes horários, professores, espaços físicos e recursos tecnológicos e financeiros.

Cada Itinerário é composto por vários núcleos, como se fossem componentes curriculares interdisciplinares e, uma vez escolhida a área desejada, o estudante deverá cursar todos núcleos que fazem parte desse Itinerário. “A frequência de alunos de diferentes séries, em um mesmo Itinerário, poderá acontecer, mediante a possibilidade de adequação da escola. Temos muito por analisar e promover os ajustes possíveis”, pondera a Supervisora Educativa do Colégio La Salle.

Eliane Reichel explica como como será o processo avaliativo e os critérios de ascensão ou retenção escolar no Colégio La Salle. “A estrutura do processo avaliativo - avaliações, notas e boletins permanecem e norteiam a ascensão ou a retenção escolar. O grande desafio estará em promover situações diferenciadas de avaliação, sustentadas pelos quatro eixos estruturantes, mencionados anteriormente”.

Este novo modelo é para os alunos que hoje estão no 9º ano e em 2022 ingressam no Ensino Médio. “Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio prosseguirão com o atual modelo, podendo receber alguma reestruturação, desde que seja possível contemplá-la na readequação das Matrizes Curriculares”, salienta a Supervisora.

O Colégio La Salle já está preparando esta transição. “O La Salle Toledo já vem promovendo mudanças assertivas desde 2015, ao implantar as Disciplinas Eletivas (treze), vislumbrando as exigências sociais e de trabalho e, ainda os desejos de formação dos estudantes, por afinidade, curiosidade ou aprofundamento. Esse modelo, certamente contribuirá na reorganização da nova estrutura”.

A Supervisora Educativa revela que, nesse momento, a Rede está finalizando alguns encaminhamentos e está organizando a sua transição, inicialmente, com a formação dos professores. “Simultaneamente às formações, ocorre a análise do material didático que atenda a proposta da Rede, readequação das Matrizes Curriculares e do Quadro Docente, análise de horários. Na sequência, haverá a apresentação do modelo do Novo Ensino Médio aos estudantes e pais, em datas ainda a serem definidas”.

Formação continuada

O novo Ensino Médio requer professores alinhados às diretrizes e necessidades deste modelo de Ensino. A Rede La Salle, mais uma vez, antecipou-se e além das atividades de formação continuada, por meio da Universidade La Salle, proporcionou a todos os professores da Rede a Especialização em Educação no novo Ensino Médio.

A formação na Pós é optativa, no entanto, quase 100% dos professores aderiram ao Programa da Universidade La Salle. “Esta alta adesão não é apenas por conta do subsídio oferecido aos professores, mas o compromisso deste time, com a Educação de qualidade. O professor lassalista está sempre disposto a se reinventar, aprender e reaprender, porque entende que esta é a natureza da Educação. Não é só o aluno que vive este movimento de construir e desconstruir, para dar lugar ao novo. Esta realidade é para todos”, pondera o Diretor do Colégio La Salle de Toledo, o Psicólogo e Irmão, André Muller.



 


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